Homepage
- No período entre 1991 e 2021, as temperaturas aumentaram a uma taxa média de cerca de +0,5ºC por década.
-
-
Nos últimos 30 anos, o aumento das temperaturas na Europa foi o maior entre os vários continentes, atingindo mais do dobro da média global, indica o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgado esta quarta-feira.
No período entre 1991 e 2021, as temperaturas aumentaram a uma taxa média de cerca de +0,5ºC por década, segundo dados do documento denominado 'O Estado do Clima na Europa', realizado em conjunto com o Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia.
Como resultado, os "glaciares alpinos perderam 30 metros de espessura de 1997 a 2021”, refere o comunicado da OMM sobre o relatório, no qual a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) lembra que o "derretimento da camada de gelo da Gronelândia contribui para acelerar o aumento do nível do mar” e assinala que, no verão de 2021, ocorreu nesta região autónoma da Dinamarca a "primeira chuva registada no seu ponto mais alto, a estação Summit”.
O relatório é tornado público nas vésperas da 27ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), que reúne representantes de quase todos os países do mundo na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, entre os dias 6 e 18 de novembro, para debater a luta contra o aquecimento global e a adaptação às alterações climáticas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
