Homepage
- Pelo segundo ano consecutivo, Martim Nunes foi vice-campeão nacional.
-
-
No último fim de semana, a Praia de Ribeira d'Ilhas recebeu a finalíssima do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-18 referente ao ano de 2022.
Pelo quinto ano consecutivo, o Ericeira Juniors foi o campeonato de todas as decisões. Na emblemática praia ericeirense, situada em plena Reserva Mundial de Surf, o evento organizado pelo Ericeira Surf Clube, Federação Portuguesa de Surf (FPS) e a Câmara Municipal de Mafra teve 32 jovens surfistas em prova.
Competidores que obtiveram o passaporte para a finalíssima via circuitos regionais, vagas provenientes de 2021 e ainda os wilcards promovidos pela FPS.
Este foi um evento que consagrou Francisco Mittermayer como novo campeão nacional de Surf Esperanças Sub-18, depois de ter suplantado Martim Nunes na final. Foi esse o desfecho após dois dias de ação nas direitas de Ribeiras d'Ilhas.
Na jornada inaugural, as condições mantiveram-se bastante consistentes, com ondas de cerca de metro e meio, tendo a prova ido até à quarta ronda.
No domingo, dia de todas as decisões, com as previsões de entrada de um swell fortíssimo a partir do meio-dia, a prova iniciou-se iniciou-se bem cedo pela manhã (7h30), com os quartos-de-final em formato man-on-man.
Nesta ronda, houve duelos bem entusiasmantes, como aquele que opôs Matias Canhoto a Afonso Pinto, no qual o primeiro, a escassos três segundos do fim apanhou uma onda e obteve o score que permitiu avançar para as meias-finais.
Na antecâmara da final, Martim Nunes obteve o melhor score combinado de todo o campeonato (17,00 pts). Para este agregado, contribuiu a melhor onda de toda a prova (9,25 pts). Toda uma prestação que permitiu eliminar Matias Canhoto. No outro embate, Francisco Mittermayer venceu Francisco Ordonhas pela curta margem de 0,10 pts.
Na final, Mittermayer levou de vencida Nunes, com duas ondas na casa dos 6,00 pts, sucedendo a Martim Paulino na lista de campeões nacionais de Surf Esperanças Sub-18.
Quanto a Martim Nunes, voltou a ficar perto da conquista. Este foi o segundo ano consecutivo em que Martim foi vice-campeão nacional da categoria, depois já ter sido terceiro classificado em 2020, num evento que teve o atual campeão nacional Open Guilherme Ribeiro como vencedor.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaESC/Pedro Broeiro
-
FonteRedação
