Homepage
- As temperaturas médias ficaram “quase 2ºC acima do período de referência, 1991-2020“, revelou o programa Copernicus.
-
-
Após um período de verão com temperaturas recorde, o mês de outubro de 2022 foi o mais quente já registado na Europa, indicou o serviço europeu Copernicus em comunicado.
As temperaturas médias ficaram “quase 2ºC acima do período de referência, 1991-2020“, precisa o documento elaborado pelo Programa de Observação da Terra da União Europeia
O Copernicus, que não dispõe de dados comparáveis antes do período 1991-2020, já tinha anunciado que o verão de 2022 foi o mais quente já registado (1,34ºC acima do normal).
Segundo o serviço europeu, uma "vaga de calor levou a temperaturas diárias recorde na Europa ocidental" e a "um mês de outubro sem precedentes na Áustria, Suíça e França, bem como em grande parte de Itália e de Espanha”.
Em algumas partes do velho continente, o calor anormal juntou-se, como no verão, à falta de chuva. “O clima estava mais seco do que a média na maior parte do sul da Europa e no Cáucaso“, diz o comunicado.
Inversamente, no "noroeste da Península Ibérica, em regiões da França e da Alemanha, no Reino Unido e na Irlanda, no noroeste da Escandinávia, numa parte significativa da Europa do Leste e no centro da Turquia, o tempo esteve mais húmido do que a média”.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
