Homepage
- Pelo segundo ano consecutivo, Peniche volta a receber a última etapa do Circuito Nacional de Bodyboard.
-
-
Duas semanas depois, a Capital da Onda volta a ser palco de importantes decisões no universo dos desportos de ondas em Portugal. Após a consagração de Guilherme Ribeiro como novo campeão nacional Open de surf em Peniche, agora segue-se na mesma latitude a definição dos campeões nacionais Open de bodyboard referentes ao ano de 2022.
Este fim de semana, realiza-se a quarta e última etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2022. Amanhã, a primeira chamada está marcada para as 7h30, hora de Portugal continental, em Supertubos, curiosamente a onda que também coroou os campeões nacionais em 2021.
Aí, com condições épicas, Manuel Centeno e Teresa Padrela arrecadaram os títulos. Dois bodyboarders de gerações completamente distintas, mas que podem novamente ser muito felizes nos Super. Contudo, tanto Manuel como Teresa chegam ao beach break mais famoso do Oeste português sem estarem na liderança dos respetivos rankings.
Centeno, que já leva nove títulos nacionais Open no currículo, apresenta-se em Peniche como um dos oito aspirantes ao título nacional.
O ranking nacional é liderado por Miguel Adão após vitória na última etapa, disputada na Nazaré. Porém, Miguel não vai defender esse privilegiado posicionamento.
Esta semana, o azar bateu à porta de Adão com a fratura do dedo polegar da mão direita numa sessão de freesurf. Um rude golpe para o bodyboarder que persegue o primeiro título Open da carreira.
"É um bocado frustrante ser o número 1 do ranking e fraturar o dedo a uns dias da última etapa. Tem sido, sem dúvida, o meu melhor ano a nível competitivo nos últimos anos. Tenho-me sentido bastante confiante na água e a surfar como nunca surfei. Boa sorte a todos em Peniche", disse Miguel Adão através de 'insta stories' na rede social Instagram.
Os restantes aspirantes são encabeçados pelo homem da casa e número dois do ranking Daniel Fonseca. O irmão de Guilherme Fonseca parte em busca do quarto título Open.
Seguem-se o já mencionado Manuel Centeno, Rodrigo Lopes, Ricardo Rosmaninho, Miguel Ferreira, Pedro 'Pedrim' Correia e Joel Rodrigues, este último de regresso ao Nacional. Joel falhou a etapa nazarena, pois estava a discutir o título mundial júnior de bodyboard no Frontón King.
Já no setor feminino, para além de Teresa Padrela, a corrida ao título é composta pelas outras duas bodyboarders que já saborearam a vitória na presente época. A consagrada Joana Schenker, que está à procura do oitavo título nacional Open, e Filipa Broeiro, que é a vigente número 1 do ranking nacional.
Na primeira ronda, Broeiro vai ter como oponentes Mariana Rosa, Leonor Escudeiro e Luana Dourado, que recentemente sagrou-se campeã nacional Sub-14.
Esta sexta-feira, foram revelados os heat draws da prova penichense. Os quadros de competição podem ser consultados AQUI.
Importa ainda referir que a derradeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard 2022 pode ser acompanhada de forma integral através da transmissão em direto da BBoard TV no seu canal de YouTube.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaHélio António/CNBBCA
-
FonteRedação
