Homepage
- Até ao momento, ainda não houve consenso sobre questões fundamentais.
-
-
A COP27, Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, deveria terminar esta sexta-feira em Sharm el-Sheikh, no Egito, onde está a ter lugar desde o passado dia 6 de novembro, contando com a participação de quase todos os países do mundo.
Porém, a falta de consenso até ao momento sobre questões fundamentais, especialmente relacionadas com o financiamento, podem levar a que o encerramento da COP27 seja adiado.
Perante a ameaça desse cenário, a presidência da COP27 informou ontem à noite os presentes na conferência que as instalações estão disponíveis até domingo e que até esse dia também estão disponíveis os serviços de restauração e transporte.
Ontem, a presidência egípcia da COP27 divulgou um primeiro projeto de declaração final, composto por 20 páginas. No documento redigido, mantém-se o objetivo de impedir que a temperatura suba acima de 1,5ºC, mas não é conclusivo sobre a questão das perdas e danos, um dos temas mais importantes da conferência.
Nesse âmbito, participantes na COP27 têm considerado que tal não é possível, pelo que falam já de "fracasso". Isto apesar do secretário-geral da ONU, António Guterres, ter pedido na passada quinta-feira que os países alcançassem um acordo "ambicioso e credível", destacando a necessidade de avanços imediatos para a questão das perdas e danos, a limitação dos combustíveis fósseis, bem como do financiamento para a adaptação e mitigação dos países pobres.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook COP27
-
FonteRedação
