Homepage
- A COP27 adotou dois textos principais: a declaração final e uma resolução sobre a compensação pelos danos causados pelas alterações climáticas sofridos por países vulneráveis.
-
-
Chegou ao finalmente ao fim a 27ª Conferência da ONU sobre as Alterações Climáticas (COP27), que decorreu desde o passado dia 6 de novembro na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.
Os trabalhos desta conferência deveriam ter terminado na última sexta-feira, mas devido ao atraso nas negociações foram estendidos até sábado, quando se atingiu um consenso sobre o projeto de declaração final e de acordo, tendo a aprovação acabado por só acontecer já na madrugada de domingo.
A COP27 adotou dois textos principais: a declaração final e uma resolução sobre a compensação pelos danos causados pelas alterações climáticas nos países mais vulneráveis.
Na declaração final, e no que diz respeito à redução das emissões, ressalta a necessidade urgente de reduções imediatas, profundas, rápidas e sustentadas das emissões globais de gases que causam efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas.
Em relação aos objetivos de limitar o aquecimento, a declaração final da COP27 reafirma o objetivo do Acordo de Paris de conter o aumento da temperatura média abaixo de 2°C relativamente aos níveis pré-industriais e de continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C.
Na reação ao acordo aprovado na COP27, a União Europeia não escondeu estar desiludida com a falta de ambição na redução das emissões de gases com efeito de estufa.
"O que temos aqui é um passo muito curto para os habitantes do planeta. Não proporciona esforços adicionais suficientes por parte dos principais emissores para aumentar e acelerar as suas reduções de emissões", disse Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook COP27
-
FonteRedação
