Homepage

  • Vem aí mau tempo: chuva, vento, descida da temperatura e agitação marítima nos próximos dias
    18 outubro 2022
    arrow
    arrow
  • A previsão meteorológica aponta que o tempo comece a mudar a partir da tarde desta terça-feira.
  • O tempo cinzento e chuvoso veio para ficar durante a semana. É o que diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado oficial, falando em "alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental".

    Essa alteração, começará a ser sentida a "partir do meio da tarde de dia 18 de outubro, terça-feira" devido ao "posicionamento de uma depressão complexa e quase estacionária no Atlântico Norte". Esta depressão "levará ao estabelecimento de um fluxo que transporta ar muito húmido até ao continente". 

    No mesmo texto, pode ler-se que "na noite de 18 para 19, uma superfície frontal fria deverá atravessar o território, com ocorrência de precipitação por vezes forte, inicialmente no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao restante território, assim como uma intensificação do vento, que será por vezes forte no litoral e nas terras altas".

    Não é só chuva que este sistema frontal irá trazer, pois também é de "esperar uma descida das temperaturas para valores próximos do normal para a época, a partir de quarta-feira, dia 19".

    "A persistência deste fluxo do quadrante sul ao longo dos restantes dias da semana permitirá a chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico. Esta situação meteorológica deverá originar diversos períodos de precipitação persistente, podendo esta ser por vezes ser forte, acompanhada de trovoada, e de vento forte no litoral e terras altas", adianta o IPMA.

    Por causa do mau tempo, esta quarta-feira os distritos de Viseu, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, com possibilidade de trovoada. O aviso vai vigorar entre as 3h00 e as 15h00 de quarta-feira.

    O IPMA colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo por causa do vento sul, temporariamente forte com rajadas até 85 quilómetros por hora no litoral e terras altas, entre as 0h00 e as 9h00 de quarta-feira.

    O estado do mar também vai piorar, pelo que haverá um "aumento gradual da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional". Esperam-se ondas com mais de 4 metros no litoral oeste na quinta-feira, dia 19."

    Assim, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima entre as 3h00 de quinta-feira e as 3h00 de sexta-feira.

    Recorde-se que o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Mau tempo
  • chuva
  • Agitação marítima
  • outubro
  • ipma
  • Portugal Continental
  • Aviso Amarelo
  • Vento
  • Vento forte
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
janeiro 26
Produção diária de energia eólica atingiu novo recorde em Portugal
janeiro 27
Revelado calendário dos circuitos regionais de surf para 2023
janeiro 27
Tempo frio vai continuar pelo menos até quinta-feira
janeiro 27
FPS anuncia 'grande mudança' no acesso aos circuitos em 2023
janeiro 26
Cidade chinesa regista temperatura recorde de -53ºC
janeiro 26
Frio fica para o fim de semana: todo o continente vai estar sob aviso amarelo
janeiro 26
FUEL TV lança programa de estágios