Homepage
- No regresso à competição, onde vai discutir o título nacional de surf, Vasco diz que o 'resultado pouco importa, neste momento'.
-
-
Esta sexta-feira, começou o Bom Petisco Peniche Pro, aquela que é a quinta e última etapa da Liga MEO Surf de 2022, o circuito que define os títulos máximos do surf nacional.
Até domingo, nas ondas da Praia do Lagido, está em jogo o título nacional de surf para o setor masculino. Uma batalha que à partida contava com 11 surfistas, entre os quais Vasco Ribeiro.
Até aqui, tudo normal termos Vasco envolvido nesta disputa, mas a verdade é que este não é um evento qualquer para o atual campeão nacional Open. Na Capital da Onda, Ribeiro vai efetuar o regresso à competição, depois de uma pausa na carreira superior a dois meses. Foi no passado dia 12 de agosto que o recordista de títulos nacionais Open anunciou a paragem na sequência de problemas ao nível da saúde mental, que vinha a enfrentar de algum tempo a esta parte.
Durante este período, o cinco vezes campeão nacional Open esteve afastado do mar, mas também das redes sociais. Na antecâmara de voltar a vestir a licra de competição, foi precisamente através da sua página oficial na rede social Instagram que o surfista da Praia da Poça falou publicamente pela primeira vez após este interregno.
O surfista de 27 anos diz sentir no presente que tomou a "melhor decisão" da sua vida quando optou por parar. "Como vos tinha dito há várias semanas atrás, tirei um tempo para tratar da minha saúde mental. Hoje, vejo que essa foi a melhor decisão que tomei na minha vida", começou por dizer o surfista luso.
O campeão do mundo Júnior em 2014 confidenciou que "nunca tinha estado tanto tempo afastado do mar". Voltou a surfar há cerca de duas semanas atrás, revelando que "foi uma sensação estranha, mas ao mesmo tempo boa".
Esse foi o ponto de partida para o anunciado regresso à competição. "Gradualmente, voltei a sentir-me cada vez mais feliz dentro de água. E acreditem que já não me sentia feliz a fazer aquilo que mais gosto há muito tempo".
Apesar de estar envolvido na luta pelo título nacional, é o atual sétimo classificado do ranking, Vasco Ribeiro diz que não tem "grandes expectativas" para o Bom Petisco Peniche Pro. O objetivo traçado é o de "ultrapassar mais uma fase", pelo que "o resultado pouco importa, neste momento".
"Quero ver se a felicidade que tenho a surfar também a tenho a competir. Todos sabem que adoro competir e sempre foi uma das minhas coisas preferidas no surf", escreveu Vasco.
Apesar de ter o desejo de "voltar a ter o sorriso do miúdo de 9 anos no dia que competiu pela primeira vez", o foco principal continua a ser outro, até porque este é um "processo longo". "A prioridade continua a ser tratar da minha saúde mental", conta.
Assegurando que está "motivado para dar a volta a tudo isto", o surfista da Praia da Poça diz estar "bem acompanhado" neste processo. "A ajuda profissional que tenho tido e que vou continuar a ter no futuro, está a ser determinante para que consiga ultrapassar esta fase mais complicada da minha vida", explica.
Por último, o agradecimento. "Quero agradecer todo o apoio que tenho recebido de tanta gente em Portugal e de todo o mundo. O vosso carinho é mais um fator de motivação neste duro e longo caminho."
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFrancisco Antunes/ANSurfistas
-
FonteRedação
