Homepage
- Competidores e freesurfers na luta por um chorudo prémio de 100 mil dólares.
-
-
Está aí a chegar a primeira edição do Vans Pipe Masters, evento especial e em formato Invitational que vai juntar alguns dos melhores surfistas e freesurfers do Mundo na mítica onda de Pipeline, no North Shore de Oahu, no Havai. Entre eles vai estar o português Nic von Rupp, que revelou o convite para o prestigiado evento havaiano através das redes sociais.
Com um período de espera que vai de 8 a 20 de Dezembro, este promete ser o mais concorrido dos eventos especiais do Mundo do surf, sobretudo devido ao misticismo que envolve a onda de Pipeline e a qualidade dos intervenientes. Em prova vão estar 60 surfistas convidados, sendo que metade são havaianos. As mulheres também vão a jogo, com 20 competidoras, contra 40 competidores masculinos.
Na primeira lista de nomes revelados, destaque para a presença de figuras do circuito mundial como Kelly Slater, Gabriel Medina, Italo Ferreira, John John Florence, Carissa Moore, Tyler Wright ou Stephanie Gilmore, num total de 32 títulos mundiais. Nesta primeira lista há oito surfistas do CT masculino com presença garantida e quatro do feminino, entre outras que estão muito próximas de fazer parte da elite mundial do próximo ano.
É entre esta nata do surf mundial que vai estar Nic von Rupp, a par de outros freesurfers famosos, como é o caso da havaiana Bethany Hamilton. Em jogo estão 100 mil dólares para o vencedor, prémio que será igual na prova masculina e feminina. Além do tubo, manobra rainha do surf e de Pipeline, os aéreos também terão peso na decisão dos vencedores.
Todos os surfistas terão direito a disputar três heats, com o somatório das três melhores ondas a servir para definir os quatro finalistas masculinos e femininos. Depois, na final, será decidido o primeiro título deste prometedor Vans Pipe Masters.
Realizado na antiga data em que era disputada por tradição a etapa final do CT, esta prova especial manteve os direitos sobre o nome Pipe Masters e a data original. Isto depois de a etapa havaiana do circuito mundial ter passado a abrir a temporada em janeiro, o que abriu espaço para a criação desta nova super prova.
Eis os primeiros nomes já revelados:
Prova feminina
Carissa Moore (HAV)
Moana Wong (HAV)
Coco Ho (HAV)
Zoe McDougall (HAV)
Bettylou Sakura Johnson (HAV)
Maluhia Kinimaka (HAV)
Luana Silva (HAV)
Malia Manuel (HAV)
Pua DeSoto (HAV)
Bethany Hamilton (HAV)
Tatiana Weston-Webb (BRA)
Aelen Vaast (FRA)
Caitlin Simmers (EUA)
Sierra Kerr (AUS)
Tyler Wright (AUS)
Bela Nalu (BRA)
Vahine Fierro (FRA)
Stephanie Gilmore (AUS)
Prova masculina
Jonh John Florence (HAV)
Griffin Colapinto (EUA)
Jack Robinson (AUS)
Italo Ferreira (BRA)
Seth Moniz (HAV)
Barron Mamiya (HAV)
Gabriel Medina (BRA)
Kelly Slater (EUA)
*Nic von Rupp (PRT)
*anunciado pelo próprio
Com oito surfistas do CT já anunciados, mais Nic von Rupp, ficam a faltar serem anunciados 31 nomes na prova masculina. Já do lado feminino, restam apenas duas vagas, que deverão ser para surfistas internacionais, uma vez que já há 10 havaianos no elenco e, segundo a organização, a prova será composta por 10 surfistas havaianas e 10 não havaianas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
