Homepage
- Apesar de todos os alertas devido ao agravamento da situação, acaba sempre acontecer um ou outro episódio de potencial perigo em zonas costeiras.
-
-
Desde a passada quarta-feira que a depressão Armand está a afetar o território continental português, tendo provocado uma alteração significativa do estado do tempo, bem como do estado do mar.
Uma situação que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir diversos avisos por causa da chuva, vento forte e da agitação marítima. Por isso, nos últimos dias tivemos em determinados momentos toda a faixa costeira continental debaixo de aviso.
No entanto, apesar de todos os alertas devido ao agravamento da situação, acaba sempre acontecer um ou outro episódio de potencial perigo. Foi isso que sucedeu na manhã desta sexta-feira na Praia do CDS, na Costa de Caparica. Num dos pontões da praia, um adulto e duas crianças colocaram-se numa situação de perigo de arrastamento pela força do mar, conforme pode ser visualizado através da galeria de imagens exibida neste mesmo artigo. A chegada de uma onda parece ter surpreendido as crianças, que foram agarradas pelo adulto.
Numa altura em que as condições do mar continuam a requerer cuidados redobrados, relembramos o alerta deixado em conjunto pela Autoridade Marítima Nacional e a Marinha na antecâmara da chegada da depressão Armand.
Cuidados a ter pela população em geral, "tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras".
No texto publicado no sítio oficial de internet da Autoridade Marítima Nacional, pode ler-se que esses cuidados incidem sobre "reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas", "evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda" e "não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
