Homepage
- Situação está a ameaçar ecossistema local.
-
-
Pescadores, surfistas e ambientalistas estão a denunciar um verdadeiro atentado ambiental que terá ocorrido durante esta semana na província de Oaxaca, no México. Um derrame de petróleo está a afetar as praias da região, com destaque para a mítica onda de Salina Cruz, que foi palco recente de uma etapa do WCT.
Tantas vezes notícia pelas direitas épicas que proporciona aos melhores surfistas do Mundo, desta vez, Salina Cruz está no centro da polémica pelos piores motivos, havendo imagens da poluição que está a afetar a água naquela praia e em outras praias vizinhas. Segundos as testemunhas, é bem visível a quantidade de petróleo e hidrocarbonetos que chegam à costa.
Tudo terá acontecido no passado domingo, com o derrame inicial a atingir uma faixa de cerca de 10 quilómetros. O crude derramado atingiu várias praias locais, como Playa Brasil, Playa Azul e Playa Guelaguichi, afetando o ecossistema local, desde a fauna à pesca e até mesmo o turismo.
A partir desse dia tudo começou a piorar, com a mancha a atingir outros pontos, incluindo Salina Cruz. “Confirmamos que o crude atingiu Playa La Bamba, 25 quilómetros a sudoeste da fonte original do derrame. Foram encontradas aves marítimas cobertas de petróleo a mais de 100 quilómetros do derrame. O volume exato do derrame e o impacto deste acidente permanecem desconhecidos”, afirmou Gino Passalacqua, oceanógrafo da Save the Waves Coalition.
Segundo o comunicado da Save the Waves, algumas entidades já estão a contratar pescadores e residentes na região para iniciarem os trabalhos de ajuda de limpeza do mar. Embora não seja possível quantificar, para já, os danos causados, estima-se que esta limpeza possa levar entre um a seis meses.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
