Homepage
- O exemplar de peixe-lua Mola alexandrini pesava 2744 quilos.
-
-
A 9 de dezembro de 2021, um peixe-lua gigante foi encontrado à deriva ao largo da ilha do Faial, no arquipélago dos Açores, tendo a carcaça sido transportada para o porto do Faial.
Depois de ter sido recolhido pelas autoridades, o animal marinho foi alvo de estudos por parte da Associação de Naturalistas do Atlântico, bem como da Universidade dos Açores, de modo a entender qual a causa da morte e conhecer mais sobre a biologia da espécie.
Quase um ano depois, através da revista internacional 'Journal of Fish Biology', tornaram-se públicas as conclusões desse longo trabalho de investigação.
Desta forma, sabe-se agora que o exemplar de peixe-lua Mola alexandrini pesava 2744 quilos, media 3,59 metros de altura e 3,25 de comprimento. As quase três toneladas de peso, estabelecem o novo recorde de peixe ósseo mais pesado jamais visto na Terra.
O anterior registo remetia para 1996. Estava ligado a um peixe-lua capturado no Japão e que pesava 2300 quilogramas, portanto menos 400 quilos do que aquele encontrado ao largo do Faial.
Quanto à causa da morte, esta não foi determinada, mas a equipa de investigação acredita que possa estar relacionada com um embate numa embarcação. Isto porque o peixe-lua gigante apresentava uma contusão na zona da cabeça, que poderá ter sido causada pelo impacto desse choque. Não foram encontrados microplásticos no interior do animal.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
