Homepage
- Num dia de festa total para as Canárias na categoria Júnior, Jorge Hernández sagrou-se campeão do mundo.
-
-
Esta segunda-feira, terminou o Mundial de Bodyboard de 2022 com o dia das finais da 10ª edição do Gran Canaria Frontón King, aquela que foi a última etapa da presente temporada da competição promovida pela International Bodyboarding Corporation (IBC).
Como tal, coube ao icónico Frontón consagrar os novos campeões mundiais Open e Júnior. Nesta última categoria, estiveram centrados todos os olhares portugueses por causa de Joel Rodrigues.
Vice-campeão do mundo em 2021 nesta mesma onda, então num evento único, Joel era um dos grandes favoritos à conquista do título mundial, neste que é o seu último ano na categoria destinada aos mais novos. O bodyboarder luso voltou a brilhar no temível Frontón, naquela que é considerada por muitos como a melhor onda do mundo para a prática da modalidade.
Fazendo jus à fama que granjeia, o Frontón não desapontou neste dia de todas as decisões, oferecendo altas ondas. Joel Rodrigues voltou a ser um dos principais protagonistas. Não deu para o tão desejado título mundial, mas o competidor nortenho fechou o circuito mundial no terceiro posto e o Frontón King na quarta posição.
Neste dia final e depois das mexidas que a organização fez no alinhamento da prova, bem como na constituição dos heats, Joel Rodrigues começou a empreitada com um segundo posto nas meias-finais, onde fez o score combinado de 12,75 pts. Pelo caminho ficou o canário Daniel Torrubiano, enquanto o também canário David Pérez Miranda saiu vencedor desse compromisso, que teve Portugal na água.
No heat de todas as decisões, dos quatro competidores que estiveram dentro de água, três deles estavam em luta direta pelo título mundial: o peruano Maycol Yancce, o canário Jorge Hernández e Joel Rodrigues. O que ficasse à frente dos restantes sucedia ao espanhol Luis Tausía como campeão do mundo.
Com um score combinado de 7,60 pts, o jovem bodyboarder português acabou por não apresentar a sua melhor versão, pelo que teve de contentar-se com o quarto lugar da final, terceiro entre os candidatos ao título.
Título esse que foi parar às mãos de Jorge Hernández, o vencedor do Sintra Portugal Pro. Jorge (15,85 pts) foi o segundo classificado da final e deixou para trás o peruano Maycol Yancce (12,90 pts), que durante a temporada também esteve superlativo ao vencer duas etapas.
No Frontón, a festa canária foi absoluta na categoria Júnior. Para além da proeza de Jorge Hernández, o outro bodyboarder canário presente na final e que não estava a lutar pelo título, David Pérez Miranda, assegurou o triunfo no Frontón King. Uma vitória sustentada com uma exibição portentosa na final. O irmão de Teresa Miranda, bodyboarder e antiga vencedora do Frontón King, arrumou a questão ainda na primeira metade do heat. Tudo por causa de um tubo magistral que valeu a nota máxima (10,00 pts) a que juntou uma outra onda de 6,75 pts.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
