Homepage
- O arquipélago da Madeira também se encontra debaixo de aviso amarelo.
-
-
Esta quinta-feira, dia 27 de outubro, fica marcada pela fraca qualidade do ar que se vai registar no território continental português.
Tudo por causa de novo episódio de massa de poeiras vindas do Norte de África, o que levou a Direção-Geral da Saúde (DGS) a recomendar cuidados redobrados à população mais vulnerável.
Em nota publicada no seu sítio oficial de internet, a DGS aconselha a população mais sensível como os idosos, as crianças, os doentes com os problemas respiratórios crónicos (asma) e pessoas com doenças cardiovasculares a terem cuidados de saúde redobrados como permanecer no interior dos edifícios, de preferência com as janelas fechadas.
A autoridade de saúde também aconselha a população em geral a limitar a atividade física ao ar livre, os esforços prolongados e a exposição ao fumo do tabaco, assim como o contacto com produtos irritantes.
Para além do regresso da poeirada, meia dúzia de distritos do continente e o arquipélago da Madeira encontram-se sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes, podendo ser acompanhados por trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Assim, os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo até às 15h00, enquanto Leiria, Aveiro e Coimbra vão permanecer nesse estado de alerta até às 18h00.
O IPMA também colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo entre as 12h00 de hoje e as 18h00 de sexta-feira.
Recorde-se que o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para os próximos dias, o IPMA prevê chuva por vezes forte e trovoada, com especial incidência nas regiões do litoral Norte e Centro, bem como nas regiões montanhosas. A precipitação afetará sobretudo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
