Homepage

  • Vigilância nas praias de Viana do Castelo foi reativada até final de setembro
    21 setembro 2022
    arrow
    arrow
  • A época balnear de 2022 havia terminado no passado dia 11 de setembro na concelhia vianense.
  • A vigilância e socorro nas praias do concelho de Viana do Castelo foi reativada até ao final do presente mês de setembro, estando a ser preparada uma proposta para que o serviço seja alargado a todo ano, adequado às necessidades meteorológicas.

    A informação foi avançada à agência noticiosa Lusa pela vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Proteção Civil, Ambiente, Transição Climática e Mobilidade, Fabíola Oliveira, à margem da reunião ordinária do executivo municipal.

    A responsável adiantou que a nova proposta de vigilância da frente marítima do concelho ainda está a ser trabalhada e quando a proposta estiver concluída será submetida à apreciação do executivo municipal.

    A possibilidade de prolongamento da vigilância balnear foi levantada pela vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, durante o período antes da ordem do dia, da reunião ordinária do executivo municipal, na sequência de um acidente com o menino na Praia de Afife.

    Na altura, à agência noticiosa Lusa, o capitão do porto de Viana do Castelo relatou que a criança "foi deixada pelos pais sentada na areia, junto à água, enquanto foram ao banho", tendo pouco depois "dado com ela deitada na areia, possivelmente após ter sido atingida por uma onda, e inanimada".

    Depois de ter sido assistida no local, com o apoio da Coordenada Decimal [Associação de Nadadores-Salvadores], Silva Lampreia adiantou que o menino foi conduzido "por precaução" ao Hospital de Viana do Castelo, confirmando que a "criança se encontrava bem".

    Quando questionado pela vereadora da CDS-PP, o presidente da Câmara de Viana do Castelo referiu que o assunto já está a ser preparado.

    "Na última sexta-feira, a vereadora Fabíola Oliveira, esteve a falar comigo e informou-me dos contactos que estava a fazer para estender a vigilância ou durante o ano inteiro, ou aos fins de semana, caso as condições meteorológicas o justifiquem", explicou o autarca socialista.

    Luís Nobre referiu que na época balnear que terminou no passado dia 11, o "município investiu mais de 300 mil euros em vigilância nas praias" do concelho.

    "Não deve haver muitos exemplos, a nível nacional, do esforço que o município faz para assegurar a vigilância nas praias", afirmou Luís Nobre, garantindo que o município "cumpriu a lei".

    "A nossa missão é criar condições para estarmos preparados, em termos operacionais, para garantir segurança na nossa frente atlântica, porque as pessoas visitam as nossas praias 365 dias, por ano. Em fluxos, absolutamente distintos, mas a segurança é essencial para garantir uma relação e fruição mais prolongada e efetiva com a nossa frente atlântica", concluiu o autarca. 

     

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Verão
  • Outono
  • Setembro
  • viana do castelo
  • Câmara Municipal de Viana do Castelo
  • Vigilância Balnear
  • Vigilância
  • Salvamento
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 03
Portugal arrecada 30 prémios nos Oscares Europeus dos Turismo
outubro 03
Curso de Treinadores de Surf Grau I de regresso ao Dr. Bernard Surf Center
outubro 03
Joel Rodrigues e Filipa Broeiro vice-campeões europeu de bodyboard
outubro 03
Surf Clube de Viana em destaque no Euro’Meet 2022 na Dinamarca
outubro 03
Francisco Santos sagra-se campeão nacional Sub-12
outubro 03
Rodrigo Carrajola sagra-se tricampeão nacional de bodysurf
setembro 30
Melhores bodysurfers nacionais a caminho da Praia do Guincho