Homepage

  • Trio português garante passagem ao dia final do Mundial ISA
    23 setembro 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    ISA/Reed
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Teresa Bonvalot e Guilherme Fonseca ainda não foram derrotados e já estão na final do quadro principal.
  • Portugal viveu mais um dia de glória, esta sexta-feira, no Mundial ISA de Huntington Beach. Depois das três eliminações da véspera, a equipa nacional soube defender-se na perfeição e teve um dia limpo e recheado de sucesso, a caminho das finais deste mundial ISA. Teresa Bonvalot e Guilherme Fonseca continuam imbatíveis no quadro principal, enquanto Yolanda Hopkins está nas últimas rondas de repescagens.

    Numa jornada marcada por ondas de muito fraca qualidade, com o mar praticamente flat, tudo começou da melhor forma para as cores nacionais, com um triunfo de Guilherme Fonseca, numa bateria em que enfrentou o peruano Lucca Mesinas e também o norte-americano e top mundial Kolohe Andino. Um triunfo que deixou o surfista do Oeste a apenas uma bateria de chegar à final das medalhas.

    Este sábado, no dia de todas as decisões, Gui começa por enfrentar o japonês Kanoa Igarashi, o peruano Lucca Mesinas e o norte-americano Nat Young, todos eles com presente e passado de elite mundial. Caso fique numa das duas primeiras posições, avança para a final das medalhas. Caso perca, ainda terá a possibilidade de disputar a final da repescagem para se juntar ao heat de todas as decisões.

    O mesmo acontece com Teresa Bonvalot, que saiu vencedora da primeira bateria das meias-finais do quadro principal feminino. Numa disputa em que Yolanda Hopkins terminou na última posição devido a uma interferência, Teresa acabou por levar a melhor frente à concorrência em condições muito adversas, deixando no segundo posto a peruana Daniella Rosas.

    Na final do quadro principal Teresa vai medir forças com a norte-americana Kirra Pinkerton, com a peruana Daniella Rosas e ainda com a francesa Pauline Ado. Tal como Guilherme Fonseca, Teresa Bonvalot tem duas possibilidades de chegar à final das medalhas. E mesmo que não o consigam nunca farão pior que o 6.º posto final neste mundial.

    Depois da derrota no quadro principal, Yolanda Hopkins regressou à ação na ronda 8 da repescagem feminina, onde acabou por se redimir com uma prestação sólida. Um score de 12,53 permitiu à surfista algarvia vencer a bateria e avançar mais uma ronda, estando a um heat da final das repescagens. Quando regressar à água irá enfrentar as australianas Sally Fitzgibbons e Sophie McCullhoch e ainda a alemã Rachel Presti, sabendo que, pelo menos, já tem o 8.º posto final garantido.

    Depois de ter chegado a este penúltimo dia no 3.º posto provisório da geral coletiva, Portugal conseguiu melhorar a sua situação e permanecer na luta pelas medalhas coletivas, podendo ainda sonhar, inclusivamente, com o título mundial, além, obviamente, das medalhas individuais. A Seleção Nacional permanece no 3.º posto provisório, mas cada vez mais perto de Austrália, que tem apenas mais 60 pontos, e Estados Unidos, que lidera com 150 pontos a mais que os portugueses.

    Mais importante que isso é Portugal estar com mira apontada à primeira vaga feminina para Paris’2024, numa altura em que mantém duas representantes em jogo. Algo que só a Austrália também consegue, embora as duas representantes aussies já estejam nas repescagens. Em termos de classificação por equipas femininas, Portugal está no 2.º posto a 75 pontos da Austrália. Algo que obriga Teresa e Yolanda a fazerem melhor que as australianas no dia final. No 4.º posto surge a França, já a mais de 800 pontos de distância do top 3.

    O dia final do Mundial ISA promete muita emoção nas contas finais e com Portugal nem dentro desta disputa. A ação irá começar por volta das 15H30 em Portugal Continental, com Yolanda Hopkins a ser a primeira a entrar em cena. Depois seguem-se as finais dos quadros principais, com Teresa Bonvalot e Guilherme Fonseca, e as finais das repescagens. Só depois serão discutidas as finalíssimas das medalhas.

    Esta sexta-feira, Portugal vai participar ainda na tradicional Aloha Cup, uma competição mista em que oito seleções disputam a vitória. 

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Teresa Bonvalot
  • Guilherme Fonseca
  • Yolanda Hopkins
  • Portugal
  • Huntington Beach
  • ISA World Surfing Games
  • Paris'2024
  • Fotografia
    ISA/Reed
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
janeiro 30
Frio não desarma e deixa todo o território continental em aviso amarelo
janeiro 27
Tempo frio vai continuar pelo menos até quinta-feira
janeiro 27
FPS anuncia 'grande mudança' no acesso aos circuitos em 2023
janeiro 27
Revelado calendário dos circuitos regionais de surf para 2023
janeiro 26
Produção diária de energia eólica atingiu novo recorde em Portugal
janeiro 26
Cidade chinesa regista temperatura recorde de -53ºC
janeiro 26
Frio fica para o fim de semana: todo o continente vai estar sob aviso amarelo