Homepage

  • Trio português garante passagem ao dia final do Mundial ISA
    23 setembro 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    ISA/Reed
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Teresa Bonvalot e Guilherme Fonseca ainda não foram derrotados e já estão na final do quadro principal.
  • Portugal viveu mais um dia de glória, esta sexta-feira, no Mundial ISA de Huntington Beach. Depois das três eliminações da véspera, a equipa nacional soube defender-se na perfeição e teve um dia limpo e recheado de sucesso, a caminho das finais deste mundial ISA. Teresa Bonvalot e Guilherme Fonseca continuam imbatíveis no quadro principal, enquanto Yolanda Hopkins está nas últimas rondas de repescagens.

    Numa jornada marcada por ondas de muito fraca qualidade, com o mar praticamente flat, tudo começou da melhor forma para as cores nacionais, com um triunfo de Guilherme Fonseca, numa bateria em que enfrentou o peruano Lucca Mesinas e também o norte-americano e top mundial Kolohe Andino. Um triunfo que deixou o surfista do Oeste a apenas uma bateria de chegar à final das medalhas.

    Este sábado, no dia de todas as decisões, Gui começa por enfrentar o japonês Kanoa Igarashi, o peruano Lucca Mesinas e o norte-americano Nat Young, todos eles com presente e passado de elite mundial. Caso fique numa das duas primeiras posições, avança para a final das medalhas. Caso perca, ainda terá a possibilidade de disputar a final da repescagem para se juntar ao heat de todas as decisões.

    O mesmo acontece com Teresa Bonvalot, que saiu vencedora da primeira bateria das meias-finais do quadro principal feminino. Numa disputa em que Yolanda Hopkins terminou na última posição devido a uma interferência, Teresa acabou por levar a melhor frente à concorrência em condições muito adversas, deixando no segundo posto a peruana Daniella Rosas.

    Na final do quadro principal Teresa vai medir forças com a norte-americana Kirra Pinkerton, com a peruana Daniella Rosas e ainda com a francesa Pauline Ado. Tal como Guilherme Fonseca, Teresa Bonvalot tem duas possibilidades de chegar à final das medalhas. E mesmo que não o consigam nunca farão pior que o 6.º posto final neste mundial.

    Depois da derrota no quadro principal, Yolanda Hopkins regressou à ação na ronda 8 da repescagem feminina, onde acabou por se redimir com uma prestação sólida. Um score de 12,53 permitiu à surfista algarvia vencer a bateria e avançar mais uma ronda, estando a um heat da final das repescagens. Quando regressar à água irá enfrentar as australianas Sally Fitzgibbons e Sophie McCullhoch e ainda a alemã Rachel Presti, sabendo que, pelo menos, já tem o 8.º posto final garantido.

    Depois de ter chegado a este penúltimo dia no 3.º posto provisório da geral coletiva, Portugal conseguiu melhorar a sua situação e permanecer na luta pelas medalhas coletivas, podendo ainda sonhar, inclusivamente, com o título mundial, além, obviamente, das medalhas individuais. A Seleção Nacional permanece no 3.º posto provisório, mas cada vez mais perto de Austrália, que tem apenas mais 60 pontos, e Estados Unidos, que lidera com 150 pontos a mais que os portugueses.

    Mais importante que isso é Portugal estar com mira apontada à primeira vaga feminina para Paris’2024, numa altura em que mantém duas representantes em jogo. Algo que só a Austrália também consegue, embora as duas representantes aussies já estejam nas repescagens. Em termos de classificação por equipas femininas, Portugal está no 2.º posto a 75 pontos da Austrália. Algo que obriga Teresa e Yolanda a fazerem melhor que as australianas no dia final. No 4.º posto surge a França, já a mais de 800 pontos de distância do top 3.

    O dia final do Mundial ISA promete muita emoção nas contas finais e com Portugal nem dentro desta disputa. A ação irá começar por volta das 15H30 em Portugal Continental, com Yolanda Hopkins a ser a primeira a entrar em cena. Depois seguem-se as finais dos quadros principais, com Teresa Bonvalot e Guilherme Fonseca, e as finais das repescagens. Só depois serão discutidas as finalíssimas das medalhas.

    Esta sexta-feira, Portugal vai participar ainda na tradicional Aloha Cup, uma competição mista em que oito seleções disputam a vitória. 

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Teresa Bonvalot
  • Guilherme Fonseca
  • Yolanda Hopkins
  • Portugal
  • Huntington Beach
  • ISA World Surfing Games
  • Paris'2024
  • Fotografia
    ISA/Reed
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 30
Melhores bodysurfers nacionais a caminho da Praia do Guincho
setembro 30
Ondas de Peniche vão coroar o novo campeão nacional de Surf Esperanças Sub-16
setembro 30
Temperatura vai ultrapassar os 30ºC no primeiro fim de semana de outubro
setembro 30
Finalíssima do Surf Esperanças Sub-12 de 2022 disputa-se na Praia Internacional do Porto
setembro 28
Teresa Bonvalot, 10 anos de sucesso garantido em Mundiais ISA
setembro 28
Mercedes-Benz vai celebrar o Dia Mundial do Mar com a temática Nazaré
setembro 28
Guilherme Fonseca: “Têm sido anos de muito sacrifício” (ENTREVISTA)