Homepage
- O selecionador nacional David Raimundo é ausência devido a compromissos familiares inadiáveis.
-
-
O relógio marcava 7h30, hora de Portugal continental, nesta chuvosa manhã de terça-feira, dia 13 de setembro, quando a Seleção Nacional de Surf deixou o país rumo a Huntington Beach.
É na histórica praia californiana que o conjunto nacional vai disputar a partir do próximo sábado a edição de 2022 do Mundial ISA, neste que é o primeiro momento de qualificação para as Olimpíadas de Paris'2024.
Na comitiva liderada por João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, estavam incluídos os seis surfistas que vão competir nas ondas de Huntington Beach.
Do lado masculino, a equipa lusa será representada por Frederico Morais, Guilherme Fonseca e Guilherme Ribeiro. Já no campo feminino, caberá a Yolanda Hopkins, vice-campeã ISA em 2021, Teresa Bonvalot, terceira classificada nesse mesmo Mundial, e a Francisca Veselko a defesa das cores nacionais.
Foram estes os eleitos pelo selecionador nacional David Raimundo, que estará ausente do certame que vai realizar-se até ao dia 24 de setembro. Devido a compromissos familiares inadiáveis, o técnico não poderá estar presente. Caberá a Nuno Telmo e a Pedro Simão a orientação técnica da equipa.
Recorde-se que o processo de qualificação em que Portugal vai entrar é jogado em várias frentes desde este momento até 2024 e, para já, só não inclui a vaga da World Surf League, destinada ao top 10 masculino e top 8 feminino do Championship Tour (CT), já que Portugal não tem, este ano, qualquer representante nestas provas.
Em 2022 e 2024, as equipas vencedoras dos respetivos Mundiais ISA podem qualificar um atleta de cada género; em 2023, os melhores classificados de cada continente (Europa, África, Ásia e Oceânia) conquistam uma vaga por género, num total de quatro homens e quatro mulheres, sendo que a vaga do continente americano fica por conta dos Jogos Pan-Americanos. E, finalmente, em 2024, qualificam-se o top 5 masculino e o top 7 feminino do Mundial ISA. A isto, acrescem duas vagas para a França enquanto país organizador e uma vaga "universal" para o Comité Olímpico Internacional (COI).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFPS
-
FonteRedação
