Homepage
- A lista de nomes é válida de 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.
-
-
O início do mês de setembro marcou o arranque da temporada de 2022/2023 no que toca à nomeação de tempestades no Atlântico Norte.
Por isso, esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou os nomes que vão batizar as tempestades que venham a ser formadas nos próximos meses.
Esta trata-se de uma lista que foi elaborada "seguindo um protocolo de coordenação a nível europeu" e em "estreita colaboração com o grupo oeste (W), que engloba os serviços meteorológicos de Inglaterra (MetOffice), da Irlanda (Met-Éireann) e da Holanda (KNMI)".
A lista é válida de 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023. Os 21 nomes escolhidos são: Armando, Beatriz, Cláudio, Denise, Efrain, Fien, Gerard, Hannelore, Isaack, Julieta, Kamiel, Larisa, Mathis, Noa, Óscar, Patrícia, Rafael, Sara, Tiago, Valerie e Waid.
Fotografia: IPMA
Na nota informativa divulgada, o IPMA esclarece que é "atribuído um nome a todas as depressões que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho (a partir de 91 km/h) no sistema internacional de avisos meteorológicos (Meteoalarm)".
A atribuição de nomes às "depressões é um projeto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa, que tem por objetivo alertar o público para situações meteorológicas de risco, promover a comunicação internacional e facilitar o estudo de situações meteorológicas à escala do continente".
Desta forma, o "primeiro país a emitir este aviso dá o nome à depressão, seguindo a lista, e informa os restantes países, que deverão manter o nome". Na temporada passada, o IPMA, enquanto serviço meteorológico nacional, deu o nome às depressões Célia e Evelyn.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
