Homepage

  • Quarteto português está nos quartos-de-final do Sintra Portugal Pro 2022
    09 setembro 2022
    arrow
    arrow
  • Todo este naipe de bodyboarders pertence à divisão Open (masculino + feminino).
  • Após cinco longos e exigentes dias de competição, a edição de 2022 do Sintra Portugal Pro, a etapa portuguesa do Mundial de Bodyboard, está a entrar na fase das decisões.

    Esta sexta-feira, quatro bodyboarders portugueses alcançaram os quartos-de-final no evento que até domingo decorre na Praia Grande, no concelho de Sintra.

    Todos estes competidores pertencem à divisão Open. Daniel Fonseca e Steph Kokorelis no masculino, e Joana Schenker e Mariana Rosa no feminino.

    Daniel, ex-campeão nacional Open, foi o primeiro a garantir o seu lugar nos quartos-de-final. O bodyboarder de Peniche venceu a sua bateria da ronda oito face ao sul-africano e antigo campeão mundial, Iain Campbell e ao francês Yann Salaun (este eliminado), e depois, já num heat man-on-man, ultrapassou Lionel Medina, vencedor do Frontón King em 2020.

    Fazendo o balanço desta jornada, Daniel Fonseca afirmou que no "primeiro heat do dia, tudo correu muito bem. No segundo heat, sabia que tinha de estar ativo, pois as condições estavam a ficar mais difíceis com a maré a subir e percebi que tinha de escolher as melhores ondas, mesmo sem grandes manobras, e apostar na consistência. E foi o que aconteceu, felizmente.”

    Daniel, agora, terá pela frente Pierre-Louis Costes, duas vezes campeão do mundo (2011 e 2016).

    “Do Mundial é o atleta com que estou mais habituado a competir, pois até já entrou algumas vezes no Nacional, mas a estratégia é a mesma: tentar escolher as melhores ondas. Sei que o mar amanhã vai estar a subir, a exigir muito do físico, com mais ‘sets’ e ondas maiores. Neste momento, vou tentar imaginar o que fazer para depois tentar passar à realidade “, conclui Daniel Fonseca, que já igualou o seu melhor resultado no Sintra Portugal Pro, um quinto lugar.

    Se Daniel tem grande currículo na prova sintrense, já Steph Kokorelis está a cumprir uma história de sonho. O bodyboarder de ascendência luso-helénica esteve afastado da competição durante alguns anos e, logo sem 'seeding' veio da primeira ronda do Sintra Portugal Pro e só não venceu uma bateria, culminando hoje com uma vitória emocionante, nos últimos segundos de uma bateria man-on-man frente ao havaiano Dave Hubbard, lenda viva do bodyboard mundial e candidato a um nono título na categoria de dropknee nesta edição do Sintra Pro.

    “Foi um heat bastante complicado porque as ondas não estavam fáceis. Entrou um 'set' inicial e o Dave apanhou uma onda que eu sabia que era muito boa [um 8,25 pts]. Também fiz uma razoável [um 6,00 pts], e depois estive até final à espera de um ‘score’. Graças a Deus, entrou uma onda nos últimos 20 segundos e consegui a nota com um ‘el rollo’ muito projetado [6,90 pts] e passei”, relata Steph, que conseguiu uma pontuação final de 12,90 pts contra 12,75 pts da vedeta havaiana.

    Agora, nos quartos-de-final, nova tarefa hercúlea. Steph terá de ultrapassar nada mais, nada menos do que o campeão mundial em título e autor da única nota 10 em toda a prova até ao momento, o sul-africano Tristan Roberts.

    “Estou confiante. Ele é um grande amigo e um grande competidor, mas já o bati numa ronda anterior pelo que sei que lhe consigo ganhar e acredito em mim”, atirou o local de Carcavelos.

    Na competição feminina, Joana Schenker passou com a bicampeã mundial Alexandra Rinder aos 'quartos', deixando pelo caminho a campeã nacional Open em título, Teresa Padrela, indo agora defrontar a japonesa Namika Yamashita.

    Schenker, que já venceu na Praia Grande em 2017, ano em que se sagrou campeã mundial, tem três finais da etapa portuguesa do Mundial no currículo e ambiciona juntar mais uma à lista, este ano.

    “É o campeonato em que tenho melhor estatística, mas não sinto grande pressão. Este é dos campeonatos mais difíceis, o mar aqui é muito imprevisível e difícil de ler, mas este ano fiz quartos-de-final em todos os campeonatos da temporada e queria mesmo quebrar essa barreira aqui. Sei que não vai mudar muito o meu 'ranking'. mas é sempre prestigiante para o evento e para mim ganhar aqui. E é também uma questão de ego, por que não dizê-lo?”, assumiu a sete vezes campeã nacional.

    Finalmente, na última bateria do dia, foi a vez de Mariana Rosa se juntar ao clube dos quartos-de-final, passando em segundo uma bateria ganha pela japonesa Sari Ohhara, deixando para trás a chilena Valentina Diaz.

    A bodyboarder de Carcavelos, que esteve afastada da competição durante quase um ano devido a lesão num pulso, não escondeu a sua alegria.

    “Estou muito feliz, principalmente isso. Têm sido dias muito complicados, com mar muito exigente fisicamente, mas estou super feliz de ter passado este heat. Não estava a criar muitas expectativas, mas tentei sempre analisar o mar para tentar facilitar o meu trabalho. Agora, o que vier é tudo ótimo", afirmou a jovem competidora, que terá a espanhola Teresa Miranda como adversária na fase seguinte.

    Este sábado será o penúltimo dia de competição nas ondas da Praia Grande e de acordo com os planos da organização, ainda que estes possam vir a ser alterados, está prevista a coroação de dois campeões mundiais, dropknee e Pro Júnior feminino, bem como o fecho do Open masculino. Uma jornada de emoções fortes em perspetiva.

    Recorde-se que o Sintra Portugal Pro 2022 pode ser acompanhado através da transmissão em direto da entidade promotora do circuito mundial, a International Bodyboarding Corporation (IBC), no seu canal de YouTube.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • sintra portugal pro
  • praia grande
  • Competição
  • IBC World Tour
  • IBC
  • Joana Schenker
  • Daniel Fonseca
  • Stephanos Kokorelis
  • Mariana Rosa
  • bodyboard
  • International Bodyboarding Corporation
  • Fotografia
    João Araújo
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias