Homepage

  • As grandes amigas foram rivais na final do Sintra Pro 2022: Sari Ohhara venceu e Joana Schenker é vice-campeã
    11 setembro 2022
    arrow
    arrow
  • Joel Rodrigues alcançou o terceiro posto no Pro Júnior masculino.
  • Terminou este domingo dia 11 de setembro, a 26ª edição do Sintra Portugal Pro, etapa a contar para o circuito mundial de bodyboard de 2022.

    O dia final nas ondas da Praia Grande teve Joana Schenker como a principal protagonista das cores nacionais. A bodyboarder algarvia foi vice-campeã da prova Open feminina.

    Este foi o desfecho de um dia em que Joana começou por bater a nipónica Namika Yamashita nos quartos-de-final, o que valeu a primeira passagem às meias-finais no Mundial 2022 que terminou em Portugal, seguindo-se depois a vitória sobre Isabela Sousa, a nova campeã do mundo.

    Na final, realizada com condições extremamente difíceis, pois a ondulação a caiu muito relativamente aos dias anteriores, Joana, que liderou o heat em quase a sua totalidade, foi ultrapassada pela amiga Sari Ohhara nos derradeiros minutos, terminando o embate com 8,75 pts face aos 10,65 pts da bodyboarder asiática, que pela terceira edição consecutiva venceu o Sintra Portugal Pro.

    No final, a campeã do mundo de 2017, o mesmo ano em que também venceu na Praia Grande, não escondeu alguma frustração com o desfecho da final.

    “Este campeonato era pela vitória no próprio campeonato e não pelo ’ranking’, que já está seguro e com o título entregue. Fiquei a 90% do objetivo, mas estou contente de qualquer forma, ainda mais neste campeonato sempre tão difícil. E a Sari não brinca aqui. Ela é, normalmente, a mais forte do Mundial neste tipo de condições e sabia que qualquer oportunidade que ela tivesse ia capitalizar. Estou contente porque é a primeira final do ano, mas, admito, soube a pouco.”

    Já Sari Ohhara, que igualou o número de triunfos de Neymara Carvalho (2002, 2003 e 2004) em Sintra, estava obviamente feliz e até emocionada por ter vencido a grande amiga Joana Schenker, ao ponto de ter chorado abraçada à portuguesa na hora do pódio.

    “Sintra tem um lugar especial no meu coração. O Sintra Portugal Pro foi o meu primeiro evento internacional, quando tinha 16 anos [hoje tem 27]. Portugal é muito importante para mim. Esta foi a minha primeira final com a Joana. Ela é a minha melhor amiga no circuito pelo que estava muito nervosa e sabia que tinha de fazer algo diferente para lhe ganhar. Mas fiz o que sei fazer melhor e resultou.”

    O último dia de ação na Praia Grande teve também em ação Mariana Rosa na divisão Open feminina. A jovem bodyboarder alcançou o quinto posto após ter sido eliminada pela espanhola Teresa Miranda nos quartos-de-final.

    Para além da decisão entre as senhoras, o dia ficou ainda marcada pela definição do vencedor do Pro Júnior masculino. O espanhol Jorge Hernandez assegurou o triunfo, num campeonato em que Joel Rodrigues foi terceiro classificado. Joel vai agora, pelo segundo consecutivo, discutir o título mundial de júnior no Frontón King, o último evento da temporada e que será colocado na água em outubro. O mesmo evento em que também será conhecido o campeã Open masculino.

    Categoria essa que no Sintra Portugal Pro 2022 foi conquista por Pierre-Louis Costes, naquela que foi a primeira vitória da época para o bodyboarder gaulês. As ondas da Praia Grande coroaram também Luna Hardman e Dave Hubbard como campeões mundiais júnior de bodyboard feminino e de dropknee, respetivamente.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • bodyboard
  • sintra pro
  • sintra portugal pro
  • Competição
  • IBC World Tour
  • IBC
  • International Bodyboarding Corporation
  • praia grande
  • Joana Schenker
  • Sari Ohhara
  • Joel Rodrigues
  • Fotografia
    João Araújo
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
novembro 25
Sol fica só até sábado: chuva volta no domingo
novembro 24
Seleção Nacional de Surf Adaptado quer medalhas no Mundial ISA 2022
novembro 24
Prolongado aviso de agitação marítima na Madeira
novembro 23
O que esperar do grande swell que vai entrar na Nazaré?
novembro 23
Divulgados os convocados da Seleção Nacional de Surf Adaptado para o Mundial ISA 2022
novembro 23
Cuidados a ter por causa da forte agitação marítima esperada
novembro 23
Guilherme Ribeiro e Justin Mujica recebem wildcards para o Special Event do circuito ASCC Caparica Power