Homepage
- Criada em 1973, a Patagonia já procedia à doação de 1% dos lucros anuais a causas ambientais.
-
-
Chama-se Yvon Chouinard, já contabiliza 83 primaveras e é dono da marca de vestuário Patagonia. Esta quinta-feira, dia 15 de setembro, este milionário norte-americano, que diz que nunca quis ser um "homem de negócios", tem sido notícia em todo o globo.
Tudo porque Yvon anunciou publicamente que os lucros gerados pela sua organização empresarial vão ser canalizados para combater daqui em diante a crise climática que o planeta Terra enfrenta.
“Todos os anos, o dinheiro que ganharmos depois de reinvestirmos no negócio será distribuído como um dividendo para ajudar a combater a crise climática", pode ler-se na carta autointitulada 'A Terra é agora o nosso único acionista', que foi redigida pelo próprio Yvon Chouinard e está disponível no sítio oficial de internet da Patagonia.
"Se quisermos ter alguma esperança de um possuir um planeta próspero daqui a 50 anos, necessita-se que todos nós façamos o que pudermos com os recursos que temos à disposição. Apesar da sua imensidão, os recursos da Terra não são infinitos e está claro que ultrapassamos os seus limites. Mas também é resiliente. Podemos salvar o nosso planeta se nos comprometermos com isso", diz o texto.
Para levar a cabo esta nova política, Yvon decidiu transferir 100% das suas ações na empresa para a Patagonia Purpose Trust, fundo que terá a função de garantir que os novos valores solidários vão ser respeitados. Paralelamente, a organização não-governamental Holdfast Collective terá a missão de contribuir ativamente para um planeta mais sustentável.
Nos planos, esteve ainda a opção de vender a marca Patagonia e doar todo o dinheiro proveniente dessa operação ou tornar a empresa cotada em bolsa.
"Em vez de extrair valor da natureza e de o transformar em riqueza para os investidores, usaremos a riqueza que a Patagónia cria para proteger a fonte de toda a riqueza", disse Yvon Chouinard.
Criada em 1973, a Patagonia já procedia à doação de 1% dos lucros anuais a causas ambientais e desde 2018 o propósito da empresa foi alterado para: "estamos no negócio para salvar o nosso planeta". Só que isso não era o suficiente, no entender do proprietário da insígnia.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
