Homepage

  • Península Ibérica vai ficar mais seca até Novembro
    24 agosto 2022
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Esta é apontada como a pior seca em 500 anos.
  • A Comissão Europeia prevê que a Península Ibérica tenha, até Novembro, “condições mais secas do que as habituais”, revela um relatório publicado na terça-feira, adiantando que “os riscos podem persistir” relativamente à seca. O documento alerta ainda sobre a falta de armazenamento de água em Portugal durante o próximo trimestre.

    “É provável que nos próximos meses, até Novembro de 2022, ocorram condições mais quentes e secas do que o habitual na região euro-mediterrânica ocidental. Em algumas zonas da Península Ibérica, estão previstas condições mais secas do que as habituais para os próximos três meses”, segundo o relatório publicado nesta terça-feira do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, onde se avalia a situação de seca na Europa. O documento tem por base os dados e análises do Observatório Europeu da Seca.

    No entanto, os dados para a maior parte da Europa preveem “condições normais entre Agosto e Outubro de 2022”. Esta normalização irá permitir “aliviar as condições críticas de muitas regiões europeias e dos sectores afetados”, espera Bruxelas.

    Na Península Ibérica, pelo contrário, está previsto que as “condições meteorológicas sejam mais secas do que o normal no Oeste de Espanha e Leste de Portugal”, bem como em toda a região euro-mediterrânica ocidental, onde “alguns riscos podem persistir”, de acordo com o Centro Comum de Investigação.

    Relativamente a Portugal, “a energia hidroelétrica armazenada em reservatórios de água é inferior a metade da média dos cinco anos anteriores”, assinala o documento. “O estado do armazenamento de água para irrigação está a piorar e todos os reservatórios diminuíram. Na maioria dos casos, espera-se que o armazenamento de água seja suficiente para completar o ciclo de irrigação das culturas, mas cerca de 25% dos reservatórios estão sob défice significativo e podem não satisfazer as necessidades de irrigação”, alerta-se. Além disso, “o perigo de incêndios florestais é de elevado a extremo na maior parte” de Portugal, adianta.

    Em Agosto, o relatório indica que 47% do espaço comunitário está em condições de alerta de seca, o que significa que a precipitação tem sido inferior ao normal e que a humidade do solo é deficitária. A atual seca pode ser a pior desde há, pelo menos, 500 anos, avisam os especialistas europeus. “A grave seca que afeta muitas regiões da Europa desde o início do ano tem vindo a expandir-se e a agravar-se ainda mais desde o início de Agosto. As condições secas estão relacionadas com uma ampla e persistente falta de precipitação combinada com uma sequência de ondas de calor a partir de Maio”, adianta este serviço comunitário no relatório.

    O documento dá ainda conta de que entre as regiões mais afetadas pelas anomalias negativas de precipitação entre Junho e Agosto estão o Centro e o Sul de Portugal e Espanha, o Sul de França, o Centro de Itália, o Sul da Alemanha, a Eslováquia, a Hungria e a Roménia.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Seca
  • Portugal
  • Península Ibérica
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023