Homepage
- Análises revelaram presença de um elevado índice de contaminação microbiológica.
-
-
Esta quinta-feira a costa portuguesa ficou com mais duas praias interditadas a banhos, naquilo que tem sido uma situação cada vez mais recorrente durante o presente mês de Agosto. A praia de Matosinhos e a praia do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, no Município de Ílhavo, estão temporariamente interditadas a banhos, após apresentarem valores valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, a praia de Matosinhos foi interditada a banhos depois das análises à qualidade da água, efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), terem revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos. Esta interdição irá manter-se até que os resultados das novas análises à qualidade da água indiquem que os valores microbiológicos se encontram dentro dos parâmetros de referência.
Após ter recebido a informação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a desaconselhar a ida a banhos na praia de Matosinhos, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Leixões, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, deu instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos nos acessos à praia, interditando a ida a banhos.
Já na terça-feira, a praia do Castelo do Queijo, no Porto, foi interditada a banhos pelo mesmo motivo. Na semana passada, também no distrito do Porto, e devido a valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, estiveram interditadas a banhos cinco praias em Vila Nova de Gaia e uma na Póvoa de Varzim.
Mais para o Centro aconteceu situação idêntica em Ílhavo, segundo noticia a agência Lusa, após comunicado da autarquia local. "Esta decisão decorre após a análise à qualidade da água, de 24 de agosto, efetuada pelo Laboratório de Saúde Pública, ter revelado a presença de um elevado índice de contaminação microbiológica, que a torna imprópria para a prática balnear", pode ler-se.
Quanto à origem da contaminação da água, segundo a mesma fonte "é, neste momento, desconhecida, estando a decorrer averiguações no sentido de identificar as causas deste problema de saúde pública".
A Câmara Municipal de Ílhavo, bem como a Agência Portuguesa do Ambiente, "realizam, de forma independente, análises semanais à água da Praia do Jardim Oudinot" a que se juntam recolhas realizadas pelo Laboratório de Saúde Pública. "A Câmara Municipal de Ílhavo aguarda pelo resultado da contra-análise realizada pelo Laboratório de Saúde Pública", com resultado previsto para sexta-feira.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
