Homepage
- Quatro jovens surfistas lutaram por uma vaga no quadro principal da 18ª edição da Miss PRIO Cup.
-
-
As hostilidades na agora denominada Miss PRIO Cup abriram na passada quarta-feira com a realização dos trials, no qual a vencedora garantiu um lugar no evento principal, que arranca esta quinta-feira na Praia da Costa Nova, em Ílhavo.
Em busca desse lugar junto das melhores surfistas nacionais estiveram quatro jovens competidoras, num dia em que o mar mostrou-se bem desafiante e as condições climatéricas apresentaram-se menos favoráveis.
Pelo segundo ano consecutivo, os trials foram conquistados por Carolina Marques, que teve em Rita Franco, segunda classificada, a mais direta oponente. A surfista de Espinho saiu vencedora com o score combinado de 10,17 pts e por isso ganhou o direito de competir no quadro final da competição mais feminina do surf nacional, que é organizada pela Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas (ANS) e da Federação Portuguesa de Surf.
“O mar da Costa Nova dá-me sorte. Foi bastante divertido, comparando com o ano passado. Acho que o mar tinha condições muito melhores para demonstrar o que tive a treinar o ano inteiro. Gostei muito de ter participado”, afirmou a bicampeã dos trials da Miss PRIO Cup.
Com o objetivo de "fazer melhor do que no ano passado" no quadro principal da prova pontuável para o ranking nacional feminino, onde foi eliminada de primeira, Carolina vai iniciar a sua caminhada logo no primeiro heat da ronda 1, onde terá como rivais Maria Silva, Beatriz Costa e Erica Máximo, que sagrou-se campeã nacional de surf Sub-20 no passado mês de julho.
Os resultados da prova podem ser acompanhados através do site da ANS.
Para além da realização dos trials, o dia na Costa Nova foi ainda marcado por outras atividades. Um conjunto de utentes do Centro de Atividades Ocupacionais do CASCI (Centro de Apoio Social do Concelho de Ílhavo) inaugurou as experiências de surf que a organização proporciona a utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e aos banhistas presentes no areal.
Paulo Miguel Henriques, mais conhecido por Paulinho, que se estreou como campeão do mundo de atletismo para pessoas portadoras do Síndrome de Down, nas disciplinas de 800 e os 1500 metros, em 2010, e campeão da Europa em 400 e 1500 metros, em 2011, era apenas a cara mais conhecida de um grupo de jovens que se divertiram no mar e em terra.
De seguida, os monitores da escola de surf da Associação de Surf de Aveiro ainda ministraram mais uma sessão para os banhistas interessados. Esta quinta-feira será a vez das utentes do Lar do Divino Salvador, outra IPSS ilhavense, experimentarem as sensações do deslizar nas ondas em pé numa prancha.
Presente na Praia da Costa Nova também esteve o movimento 'Não Lixes', com as primeiras abordagens sobre limpeza de praias e proteção ambiental, numa ação de sensibilização junto das surfistas e dos banhistas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaAndré Neto
-
FonteRedação
