Homepage
- Depois de um 'período de ausência', a caravela-portuguesa foi novamente avistada na costa continental portuguesa.
-
-
Através de uma nota informativa publicada no seu sítio oficial de internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que na passada segunda-feira, dia 8 de agosto, foi avistada uma caravela-portuguesa na Praia das Maçãs, no concelho de Sintra.
Depois de um "período de ausência", a caravela-portuguesa foi novamente avistada na costa continental portuguesa, embora tenha vindo a ser avistada durante o verão na "maioria das ilhas dos Açores", diz o IPMA.
Desta forma, o instituto alerta para o facto de que "entre as espécies que ocorrem em Portugal, a caravela-portuguesa é a que exige mais cautela".
"Influenciada por ventos e correntes de superfície, apresenta um flutuador em forma de “balão" de cor azul e, por vezes, tons lilás e rosa; os seus tentáculos podem chegar aos 30m de comprimento e são muito urticantes, capazes de provocar graves queimaduras", explica o IPMA.
Por isso, não se deve tocar nos tentáculos, mesmo quando este organismo gelatinoso aparenta estar morto na praia. Em caso de contacto com a caravela-portuguesa, deve-se limpar bem a zona afetada com água do mar e retirar quaisquer pedaços de tentáculos que possam ter ficado presos na pele. Pode-se também aplicar compressas quentes e vinagre, bem como procurar assistência médica.
Quem avistar caravelas-portuguesas ou outras espécies na costa portuguesa pode enviar a informação "através da aplicação GelAvista ou para plancton@ipma.pt".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
