Homepage
- Os efeitos da subida do mercúrio nos termómetros vão ser sentidos já esta sexta-feira. Prevê-se uma onda de calor para o interior Norte e Centro.
-
-
Depois de uns dias em que o calor deu algumas tréguas, pelo menos em determinadas zonas de Portugal continental, a temperatura prepara-se para subir de forma acentuada no último fim de semana de julho.
Em comunicado, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que o calor vai apertar devido ao "posicionamento conjunto de uma região depressionária no sudoeste da Península Ibérica e de um anticiclone posicionado sobre os Açores que se estende em crista em direção ao Golfo da Biscaia", fenómenos que "favorecem um fluxo predominante do quadrante leste nas regiões Norte e Centro". Por isso, o IPMA vai emitir avisos amarelo e laranja para grande parte dos distritos do país.
Os efeitos desta subida do mercúrio nos termómetros vão ser sentidos já esta sexta-feira, dia 29 de julho, com a temperatura máxima a subir 2 a 4°C em todo o território, com exceção da faixa costeira onde não haverá variação.
No sábado, dia 30 de julho, devido à rotação do vento para o quadrante leste nas primeiras horas do dia, os termómetros deverão subir entre 5 a 8°C em todo o litoral Norte e Centro e 2 a 4°C no restante território continental.
Desta forma, o IPMA refere que nos próximos dias a "temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42°C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro".
Já no restante território continental português, a "temperatura máxima irá variar entre 35 e 40°C, sendo entre 25 e 35°C junto à faixa costeira, com os valores mais baixos a ocorrerem no litoral Alentejano e Costa Vicentina".
A esperada subida dos termómetros também terá efeitos nos valores mínimos, pelo que o IPMA prevê o regresso das noites tropicais (temperatura mínima superior a 20°C), "entre os dias 30 de julho e 2 de agosto em grande parte do interior do território e sotavento algarvio".
Quanto à próxima semana, que marca o início do mês de agosto, o estado do tempo deverá ser marcado por uma "tendência de diminuição da temperatura máxima de 3 a 5°C no Litoral Norte e Centro".
No entanto, o IPMA alerta que a mesma situação não deverá ser verificada no interior Norte e Centro, estando prevista a "ocorrência de uma onda de calor, desde este sábado até, pelo menos, ao final da próxima semana".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
