Homepage

  • Guilherme Santos é o novo campeão nacional Júnior de bodysurf
    25 julho 2022
    arrow
    arrow
  • Na categoria Open, o atual campeão nacional Jaime Bonito triunfou pela primeira vez em 2022.
  • No passado domingo, Santa Cruz recebeu a quarta etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf de 2022, um evento inserido no cartaz desportivo da presente edição do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Ondas. 

    Um dia de competição que começou bem cedo pela manhã e que só terminou durante a tarde. Isto porque durante a fase de maré cheia o campeonato esteve parado devido à pouco consistência de ondas. 

    A etapa realizada em Santa Cruz ficou inevitavelmente marcada pela consagração de Guilherme Santos como novo campeão nacional Júnior de bodysurf. Num evento que voltou a ter somente quatro competidores, Gui superiorizou-se à concorrência para garantir o título antecipadamente. Das quatro provas já realizadas em 2022, Guilherme saiu vencedor por três ocasiões. Só em Vagos não venceu. Foi segundo classificado.

    Em Santa Cruz, o maior rival de Guilherme Santos voltou a ser Tiago Mesquita, o antigo campeão nacional da categoria. Nas posições seguintes ficaram Carlos Guimarães e David Nascimento, sendo que este último participou pela primeira vez numa prova de bodysurf. 

    Passando para a categoria Open, a prova de Santa Cruz teve em Jaime Bonito o bodysurfer mais forte. Este foi o quarto vencedor diferente em outras tantas etapas já disputadas na presente época. Depois de um início de temporada mais discreto, o vigente campeão nacional Open confirmou as boas sensações já deixadas na Vagueira, onde pela primeira vez havia chegado a uma final em 2022. 

    A final foi bem disputada e marcada por constantes trocas de posições. Foi já nos últimos oito minutos que Jaime Bonito conseguiu encontrar uma boa direita que foi trabalhando até à areia com várias manobras, sendo a manobra fundamental um rolo com bastante projeção, que acabou por ditar uma nota que lhe permitiu chegar ao primeiro lugar e mantê-lo até ao fim da bateria.

    Líder do ranking nacional à saída de Santa Cruz, Rodrigo Carrajola foi o segundo classificado. Diogo Areias alcançou o terceiro posto, enquanto Rafael Elias foi quarto. Elias que começou a sua caminhada apenas nos quartos-de-final.

    Isto porque a segunda bateria da primeira ronda, onde Rafael estava inserido, acabou por ser cancelada devido à falta de comparência de três bodysurfers, todos eles da Associação de Surfistas de Vagos. O consagrado Miguel Rocha, Tiago Ramos e Joel Vicente não conseguiram chegar a tempo a Santa Cruz devido a um problema com a viatura em que seguiam. 

    Na hora de fazer o balanço final desta etapa, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, afirmou que dentro do contexto do Festival Internacional de Ondas é "sempre um prazer receber a família do bodysurf, que representa também uma tradição de Santa Cruz e trás valor ao Ocean Spirit”.

    Realizadas quatro etapas, a competição organizada pela Associação Surf Social Wave vai agora enfrentar uma paragem superior a dois meses. A última etapa do ano, a realizar em Cascais, será colocada na água já em pleno outono, a 1 ou 2 de outubro. Em jogo, estará o título nacional Open. 

    Classificações

    Open

    1º Jaime Bonito
    2º Rodrigo Carrajola
    3º Diogo Areias
    4º Rafael Elias

    Júnior

    1º Guilherme Santos
    2º Tiago Mesquita
    3º Carlos Guimarães
    4º David Nascimento

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Bodysurf
  • Competição
  • Jaime Bonito
  • Rodrigo Carrajola
  • Guilherme Santos
  • Campeonato Nacional de Bodysurf
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Santa Cruz Ocean Spirit
  • Santa Cruz
  • Associação Surf Social Wave
  • Fotografia
    Sara Silva/ASSW
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar