Homepage
- Na categoria Open, o atual campeão nacional Jaime Bonito triunfou pela primeira vez em 2022.
-
-
No passado domingo, Santa Cruz recebeu a quarta etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf de 2022, um evento inserido no cartaz desportivo da presente edição do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Ondas.
Um dia de competição que começou bem cedo pela manhã e que só terminou durante a tarde. Isto porque durante a fase de maré cheia o campeonato esteve parado devido à pouco consistência de ondas.
A etapa realizada em Santa Cruz ficou inevitavelmente marcada pela consagração de Guilherme Santos como novo campeão nacional Júnior de bodysurf. Num evento que voltou a ter somente quatro competidores, Gui superiorizou-se à concorrência para garantir o título antecipadamente. Das quatro provas já realizadas em 2022, Guilherme saiu vencedor por três ocasiões. Só em Vagos não venceu. Foi segundo classificado.
Em Santa Cruz, o maior rival de Guilherme Santos voltou a ser Tiago Mesquita, o antigo campeão nacional da categoria. Nas posições seguintes ficaram Carlos Guimarães e David Nascimento, sendo que este último participou pela primeira vez numa prova de bodysurf.
Passando para a categoria Open, a prova de Santa Cruz teve em Jaime Bonito o bodysurfer mais forte. Este foi o quarto vencedor diferente em outras tantas etapas já disputadas na presente época. Depois de um início de temporada mais discreto, o vigente campeão nacional Open confirmou as boas sensações já deixadas na Vagueira, onde pela primeira vez havia chegado a uma final em 2022.
A final foi bem disputada e marcada por constantes trocas de posições. Foi já nos últimos oito minutos que Jaime Bonito conseguiu encontrar uma boa direita que foi trabalhando até à areia com várias manobras, sendo a manobra fundamental um rolo com bastante projeção, que acabou por ditar uma nota que lhe permitiu chegar ao primeiro lugar e mantê-lo até ao fim da bateria.
Líder do ranking nacional à saída de Santa Cruz, Rodrigo Carrajola foi o segundo classificado. Diogo Areias alcançou o terceiro posto, enquanto Rafael Elias foi quarto. Elias que começou a sua caminhada apenas nos quartos-de-final.
Isto porque a segunda bateria da primeira ronda, onde Rafael estava inserido, acabou por ser cancelada devido à falta de comparência de três bodysurfers, todos eles da Associação de Surfistas de Vagos. O consagrado Miguel Rocha, Tiago Ramos e Joel Vicente não conseguiram chegar a tempo a Santa Cruz devido a um problema com a viatura em que seguiam.
Na hora de fazer o balanço final desta etapa, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, afirmou que dentro do contexto do Festival Internacional de Ondas é "sempre um prazer receber a família do bodysurf, que representa também uma tradição de Santa Cruz e trás valor ao Ocean Spirit”.
Realizadas quatro etapas, a competição organizada pela Associação Surf Social Wave vai agora enfrentar uma paragem superior a dois meses. A última etapa do ano, a realizar em Cascais, será colocada na água já em pleno outono, a 1 ou 2 de outubro. Em jogo, estará o título nacional Open.
Classificações
Open
1º Jaime Bonito
2º Rodrigo Carrajola
3º Diogo Areias
4º Rafael EliasJúnior
1º Guilherme Santos
2º Tiago Mesquita
3º Carlos Guimarães
4º David NascimentoPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaSara Silva/ASSW
-
FonteRedação
