Homepage
- O secretário-geral da Conferência, Liu Zhenmin, assegurou que o texto da declaração final está fechado.
-
-
Esta sexta-feira, dia 1 de julho, chega ao fim a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, encontro que está a realizar-se na Altice Arena, em Lisboa, desde a passada segunda-feira, dia 27 de junho.
Sob o tema 'Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro', esta Conferência é o maior de evento sempre dedicado à temática dos oceanos, tendo Portugal e Quénia como coorganizadores.
O último dia de trabalhos será marcado pela adoção do texto final, a Declaração de Lisboa. O documento deverá ser adotado na cerimónia de encerramento, a realizar entre as 15h00 e as 18h00, hora de Portugal continental.
Na passada quinta-feira, o secretário-geral da Conferência, Liu Zhenmin, assegurou que o texto da declaração final já está fechado e não haverá alterações à versão preliminar com que se partiu para o encontro.
"Honestamente, a declaração não será reaberta. Seria um risco abrir um texto aprovado numa reunião anterior. Será adotado o texto que os membros acordaram em Nova Iorque”, afirmou Liu Zhenmin.
Na declaração final, reconhecem-se os “impactos devastadores” da pandemia de Covid-19 na economia baseada no oceano e, consequentemente, na saúde humana, com um aumento de lixo plástico nos mares.
No documento, também pode ler-se que é necessária "mais ambição a todos os níveis para resolver o terrível estado do oceano“, ao mesmo tempo que os subscritores se manifestam “profundamente alarmados pela emergência global que o oceano enfrenta”, elencando a subida do nível das águas, erosão costeira a agravar-se e um mar "mais quente e mais ácido” com poluição que aumenta “a um ritmo alarmante”.
Ontem, soube-se também que a França e a Costa Rica vão organizar em conjunto a próxima Conferência dos Oceanos, que terá lugar em 2025. O anúncio foi feito pelo Presidente de França, Emmanuel Macron, que marcou presença no evento e participou na sessão plenária presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado português.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaONU
-
FonteRedação
