Homepage
- Devido ao esperado aumento da temperatura mínima estão previstas noites tropicais em algumas regiões do país.
-
-
A semana até pode ter começado com um tom tristonho devido à nebulosidade verificada em algumas zonas do país, não obstante já estarmos em julho. Mais do mesmo deste morno verão de 2022, dirão muitos.
Porém, tudo vai mudar nos próximos dias e para melhor. O tempo de verão vai finalmente chegar a Portugal continental com dias de sol a brilhar, céu azul e a temperatura máxima bem acima dos 30ºC, sendo que em algumas zonas do país os termómetros vão suplantar os 40ºC. Uma verdadeira brasa, portanto.
E todo este calor vai chegar por causa de uma anomalia da temperatura, que vai influenciar o estado do tempo na primeira quinzena de julho. Fenómeno que fará com que as temperaturas venham a estar até 5ºC acima dos valores normais para esta altura do ano.
Em comunicado oficial, diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que a temperatura vai começar a subir a partir da próxima da quarta-feira, dia 6 de julho, por causa de um "fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central". Este fluxo "transportará uma massa de ar quente e seco sobre o território do continente".
Desta forma, "prevê-se uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima, atingindo valores acima de 30°C na generalidade do território". A única exceção serão "alguns locais na faixa costeira ocidental".
Adianta o IPMA que os termómetros nas regiões do interior e vale do Tejo e do Sado deverão oscilar "entre os 35 e 40°C", "não sendo de excluir valores pontualmente superiores". Lisboa deverá atingir os 38ºC na próxima sexta-feira, dia em que no Porto e Faro os termómetros deverão marcar 32ºC. Já em cidades como Santarém, Évora e Beja a temperatura máxima vai mesmo ultrapassar a fasquia dos 40ºC com o avançar da semana, entre quinta e sexta-feira.
A esperada subida dos termómetros não deverá ser verificada apenas nos valores máximos. As mínimas também vão aumentar, pelo que estão "previstas noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em algumas regiões".
Quanto ao vento, que na semana passada fez-se sentir fortemente, "soprará geralmente fraco a moderado predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante as tardes".
Até ao muito aguardado dia 6 de julho, o IPMA sublinha que "existem condições de instabilidade devido a uma depressão em altitude, pelo que é provável a ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões Norte e Centro, em especial no interior".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
