Homepage

  • Tiago Pires e a 2ª edição do Softboard Heroes: 'Está tudo a alinhar-se para um excelente evento' (Entrevista)
    24 junho 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Pedro Mestre
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • As ondas de Santa Cruz vão acolher a segunda edição de uma competição de surf, de cariz solidário, que pretende doar 12 500 euros às associações portuguesas.
  • Depois do sucesso que foi a estreia em 2021, o PRIO Softboard Heroes está de regresso este verão. E novamente em Santa Cruz.

    No próximo dia 8 de julho, as ondas daquela localidade do Oeste luso acolhem a segunda edição de uma competição de surf, de cariz solidário, que pretende doar 12 500 euros às associações portuguesas Associação Salvador, Just a Change, Operação Nariz Vermelho e APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas).

    Como o próprio nome indica, este é um evento em que os participantes não utilizarão as próprias pranchas, mas sim pranchas de softboard, feitas de materiais não convencionais. O objetivo será que cada equipa, composta por profissionais da modalidade do surf e celebridades, represente uma associação e angarie a máxima quantia possível para a ajudar.

    Numa altura em que estamos apenas a 15 dias da ida para a água desta competição, o MEO Beachcam falou com Tiago Pires, co-organizador do evento. Uma conversa na qual o primeiro surfista português a atingir o Championship Tour (CT) fala-nos sobre as expectativas, as novidades, entre outros assuntos relacionados com o PRIO Softboard Heroes e não só.

    Beachcam (BC) - Que novidades apresenta a segunda edição do PRIO Softboard Heroes?

    Tiago Pires (TP) - As principais novidades desta segunda edição do PRIO Softboard Heroes são o aumento em 25% do valor do prémio que irá ser doado, 12.500 euros, e a lista de convidados, inclusive surfistas e instituições, que foi completamente renovada este ano. Além disso, há ainda que referir que vamos estrear novas dinâmicas, como por exemplo: o Sérgio Pipoca, artista plástico conceituado, que irá construir uma instalação artística de grande dimensão com recurso a madeiras usadas e lixo marinho, uma after party no Noah Beach House com a presença de DJs e ainda uma jam session pela surfista Lee-Ann Curren.

    BC - Pelo segundo ano consecutivo, o evento vai ter lugar em Santa Cruz. Existe algum motivo especial para este ser novamente o local escolhido?

    TP - O facto de estarmos pelo segundo ano consecutivo em Santa Cruz deve-se a vários fatores, mas destacamos a importância dos parceiros e da localização em si. Sentimos que os nossos parceiros abraçam este evento da mesma maneira que nós. O PRIO Softboard Heroes é um evento com uma enorme responsabilidade ambiental e social e esses são valores que são acompanhados pela Noah Surf House, pela Câmara Municipal de Torres Vedras e por toda a região do Oeste. Claro que o facto de Santa Cruz e as suas praias serem são bastante requisitadas para surf também contribui. Tendo em conta as pranchas que caracterizam o nosso evento, as Softboards, queremos um local com ondas adequadas ao desafio que estamos a colocar aos nossos participantes.

    BC - Que expectativas tens para este evento?

    TP - Atendendo às condições meteorológicas incríveis do ano passado, desde o bom tempo até às excelentes ondas, as expectativas estão altas. Adorava que este ano as condições se repetissem, seria ótimo. Mas acima de tudo, fico feliz em sentir o mesmo ambiente que no ano passado: felicidade, diversão e momentos incríveis de partilha entre todos. Para além de estarmos a doar 12.500 euros para causas que verdadeiramente precisam da nossa ajuda, um dos melhores benefícios da competição amigável é a diversão. E claro, com uma lista de convidados fortíssima diria que está tudo a alinhar-se para um excelente evento.

    BC - Qual foi o feedback dos surfistas convidados após a estreia no ano passado?

    TP - O feedback dado pelos surfistas no passado foi extremamente positivo! Aliás, essa foi uma das razões principais para querermos repetir o evento. Esperamos que os surfistas deste ano, que farão parte da competição amigável, saiam da praia de Santa Cruz no final do dia a dizer exatamente o mesmo.

    BC - Como analisas a evolução do mercado de softboards?

    TP - Diria que a evolução do mercado de softboards tem sido exponencial. Reparo que há cada vez mais marcas a oferecer este tipo de prancha e que as marcas mais antigas têm uma maior visibilidade, naturalmente. As pranchas softboard são quase como pranchas de performance e representam uma tendência internacional, por exemplo na Austrália, Estados Unidos e Brasil, especialmente na época do Verão. Têm um bom desempenho e são ideais para todos, seja um pai que queira um pouco mais da sua prancha ou um filho que esteja a aprender. Acredito que o mercado vai continuar a crescer.

    BC - Que significado tem para ti Santa Cruz?

    TP - Santa Cruz é uma região pela qual tenho um carinho especial e onde já vivi momentos incríveis quer a competir ou em sessões de treino. É um lugar que me permite escapar um pouco, especialmente porque sempre gostei de treinar sozinho e longe dos holofotes. É uma vila castiça de veraneio tal como a Ericeira, mas talvez um pouco mais pequena. Conheço Santa Cruz bastante e adoro voltar lá sempre que posso.

    BC - Depois do fim da tua carreira internacional, este tipo de eventos especiais é aquilo que procuras e que mantém viva a chama?

    TP - Sim. Após ter terminado a minha carreira, de criar a ReAct Sports Management e de ter começado a trabalhar com o Salvador Stilwell sinto que estes eventos fora da caixa que existem em prol de divulgar o surf dão-me muito prazer. As ideias base nascem sempre de nós e gostamos do desafio de inovar e ter um impacto inesperado no público, o que me mantém a chama acesa ainda hoje em dia.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Portugal
  • PRIO Softboard Heroes
  • Santa Cruz
  • tiago pires
  • Softboards
  • Verão
  • Prio
  • Solidariedade
  • Fotografia
    Pedro Mestre
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar