Homepage

  • Tiago Pires e a 2ª edição do Softboard Heroes: 'Está tudo a alinhar-se para um excelente evento' (Entrevista)
    24 junho 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Pedro Mestre
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • As ondas de Santa Cruz vão acolher a segunda edição de uma competição de surf, de cariz solidário, que pretende doar 12 500 euros às associações portuguesas.
  • Depois do sucesso que foi a estreia em 2021, o PRIO Softboard Heroes está de regresso este verão. E novamente em Santa Cruz.

    No próximo dia 8 de julho, as ondas daquela localidade do Oeste luso acolhem a segunda edição de uma competição de surf, de cariz solidário, que pretende doar 12 500 euros às associações portuguesas Associação Salvador, Just a Change, Operação Nariz Vermelho e APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas).

    Como o próprio nome indica, este é um evento em que os participantes não utilizarão as próprias pranchas, mas sim pranchas de softboard, feitas de materiais não convencionais. O objetivo será que cada equipa, composta por profissionais da modalidade do surf e celebridades, represente uma associação e angarie a máxima quantia possível para a ajudar.

    Numa altura em que estamos apenas a 15 dias da ida para a água desta competição, o MEO Beachcam falou com Tiago Pires, co-organizador do evento. Uma conversa na qual o primeiro surfista português a atingir o Championship Tour (CT) fala-nos sobre as expectativas, as novidades, entre outros assuntos relacionados com o PRIO Softboard Heroes e não só.

    Beachcam (BC) - Que novidades apresenta a segunda edição do PRIO Softboard Heroes?

    Tiago Pires (TP) - As principais novidades desta segunda edição do PRIO Softboard Heroes são o aumento em 25% do valor do prémio que irá ser doado, 12.500 euros, e a lista de convidados, inclusive surfistas e instituições, que foi completamente renovada este ano. Além disso, há ainda que referir que vamos estrear novas dinâmicas, como por exemplo: o Sérgio Pipoca, artista plástico conceituado, que irá construir uma instalação artística de grande dimensão com recurso a madeiras usadas e lixo marinho, uma after party no Noah Beach House com a presença de DJs e ainda uma jam session pela surfista Lee-Ann Curren.

    BC - Pelo segundo ano consecutivo, o evento vai ter lugar em Santa Cruz. Existe algum motivo especial para este ser novamente o local escolhido?

    TP - O facto de estarmos pelo segundo ano consecutivo em Santa Cruz deve-se a vários fatores, mas destacamos a importância dos parceiros e da localização em si. Sentimos que os nossos parceiros abraçam este evento da mesma maneira que nós. O PRIO Softboard Heroes é um evento com uma enorme responsabilidade ambiental e social e esses são valores que são acompanhados pela Noah Surf House, pela Câmara Municipal de Torres Vedras e por toda a região do Oeste. Claro que o facto de Santa Cruz e as suas praias serem são bastante requisitadas para surf também contribui. Tendo em conta as pranchas que caracterizam o nosso evento, as Softboards, queremos um local com ondas adequadas ao desafio que estamos a colocar aos nossos participantes.

    BC - Que expectativas tens para este evento?

    TP - Atendendo às condições meteorológicas incríveis do ano passado, desde o bom tempo até às excelentes ondas, as expectativas estão altas. Adorava que este ano as condições se repetissem, seria ótimo. Mas acima de tudo, fico feliz em sentir o mesmo ambiente que no ano passado: felicidade, diversão e momentos incríveis de partilha entre todos. Para além de estarmos a doar 12.500 euros para causas que verdadeiramente precisam da nossa ajuda, um dos melhores benefícios da competição amigável é a diversão. E claro, com uma lista de convidados fortíssima diria que está tudo a alinhar-se para um excelente evento.

    BC - Qual foi o feedback dos surfistas convidados após a estreia no ano passado?

    TP - O feedback dado pelos surfistas no passado foi extremamente positivo! Aliás, essa foi uma das razões principais para querermos repetir o evento. Esperamos que os surfistas deste ano, que farão parte da competição amigável, saiam da praia de Santa Cruz no final do dia a dizer exatamente o mesmo.

    BC - Como analisas a evolução do mercado de softboards?

    TP - Diria que a evolução do mercado de softboards tem sido exponencial. Reparo que há cada vez mais marcas a oferecer este tipo de prancha e que as marcas mais antigas têm uma maior visibilidade, naturalmente. As pranchas softboard são quase como pranchas de performance e representam uma tendência internacional, por exemplo na Austrália, Estados Unidos e Brasil, especialmente na época do Verão. Têm um bom desempenho e são ideais para todos, seja um pai que queira um pouco mais da sua prancha ou um filho que esteja a aprender. Acredito que o mercado vai continuar a crescer.

    BC - Que significado tem para ti Santa Cruz?

    TP - Santa Cruz é uma região pela qual tenho um carinho especial e onde já vivi momentos incríveis quer a competir ou em sessões de treino. É um lugar que me permite escapar um pouco, especialmente porque sempre gostei de treinar sozinho e longe dos holofotes. É uma vila castiça de veraneio tal como a Ericeira, mas talvez um pouco mais pequena. Conheço Santa Cruz bastante e adoro voltar lá sempre que posso.

    BC - Depois do fim da tua carreira internacional, este tipo de eventos especiais é aquilo que procuras e que mantém viva a chama?

    TP - Sim. Após ter terminado a minha carreira, de criar a ReAct Sports Management e de ter começado a trabalhar com o Salvador Stilwell sinto que estes eventos fora da caixa que existem em prol de divulgar o surf dão-me muito prazer. As ideias base nascem sempre de nós e gostamos do desafio de inovar e ter um impacto inesperado no público, o que me mantém a chama acesa ainda hoje em dia.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Portugal
  • PRIO Softboard Heroes
  • Santa Cruz
  • tiago pires
  • Softboards
  • Verão
  • Prio
  • Solidariedade
  • Fotografia
    Pedro Mestre
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
agosto 12
Vasco Ribeiro anuncia pausa na carreira
agosto 12
Banhos voltam a ser autorizados na Praia da Batata em Lagos
agosto 10
Buondi anuncia os vencedores das 7 cadeiras anfíbias Turtle
agosto 10
Dois animais marinhos devolvidos ao habitat natural ao largo de Aveiro
agosto 10
Água da Praia de Vila Praia de Âncora está imprópria para banhos
agosto 11
Estão proibidos os banhos na Praia da Batata em Lagos
agosto 11
Inscrições abertas para as últimas turmas do ano do curso de Treinadores de Surfing Grau I da ASI Portugal