Homepage
- Calcula-se que cerca de 5900 kg de resíduos plásticos são transportados anualmente para a foz do rio Trancão.
-
-
No âmbito da 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre entre os dias 27 de junho e 1 de julho em Lisboa, a Surfrider Foundation Europe, através da sua representação de Lisboa, vai levar a cabo uma ação de limpeza da foz do rio Trancão, em Lisboa.
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, esta é uma ação que será realizada entre as 8h00 e as 10h00 da próxima quinta-feira, dia 30 de junho. Diz a organização não-governamental criada em 1990, existente em Portugal desde 1994, que a iniciativa tem como principal objetivo chamar a atenção para a ligação entre os rios e seus afluentes e o oceano, sobretudo sobre o impacto negativo que a poluição interior pode ter e tem no mar e na sua biodiversidade.
Esta é também uma oportunidade para todos aqueles que tratam estes assuntos poderem contribuir através de uma ação concreta a limpeza das margens de um rio.
Recorde-se que o rio Trancão desagua diretamente do Tejo numa zona onde o maior rio português entra no mar. O Trancão foi originalmente uma bacia com usos predominantemente agrícolas. Hoje em dia, encontra-se altamente urbanizada, o que leva a que seja uma das mais afetadas pela ocorrência de cheias de grande intensidade.
Foram durante muito tempo frequentes descargas poluentes efetuadas por toda a sua extensão e em ambas as suas margens. Este fenómeno levou à popularização do rio pelo seu odor nauseabundo, cor negra e da sua reputação como um dos mais poluídos da Europa. No entanto, e na sequência do projeto da Expo'98, foi contemplada a sua completa despoluição, processo que se tem verificando desde então, e que passou pela construção de várias estações de tratamento de águas residuais (ETAR). Apesar disto, a bacia hidrográfica do Trancão continua a apresentar um estado mau e problemas de poluição orgânica e microbiológica.
Calcula-se que cerca de 5900 quilogramas de resíduos plásticos são transportados anualmente para a foz do rio Trancão, servindo como mais uma origem de lixo para o rio Tejo e, consequentemente, para o Oceano Atlântico.
O ponto de encontro para esta ação será AQUI, sendo que mais informações podem ser obtidas através do seguinte contacto: 961 522 732 (António Pedro).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook Surfrider Foundation Lisboa
-
FonteRedação
