Homepage
- Depois da capital peruana, Lima, em 2019, agora será o Chile a receber a competição.
-
-
Pichilemu, no Chile, vai ser o palco da prova de surf dos Jogos Pan-Americanos de 2023, que decorrem de 20 de Outubro a 5 de Novembro do próximo ano. Com Santiago, a capital chilena, a ser a sede destes Jogos que reúnem países de América do Sul, Central e Norte, o surf vai acontecer numa das zonas costeiras mais famosas do país.
Depois de Lima, capital do Peru, ter recebido este evento em 2019, ajudando a definir as duas primeiras vagas olímpicas para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, agora será a vez de o Chile definir novamente duas vagas, mas para os Jogos de Paris’2024. E a organização da prova anunciou que será em Pichilemu que tudo se decide em relação ao surf.
Histórica pelas suas ondas e habituada a receber uma prova do WQS sul-americano, Pichilemu fica situada na costa Oeste chilena, que é banhada pelo Oceano Pacífico. Apesar de ficar a cerca de 200 km de distância de Santiago do Chile, a escolha acabou por recair sobre esta histórica vila surfista.
O presidente da câmara local, Cristian Pozo, mostrou-se “muito feliz” por esta decisão, frisando um “trabalho de muitos meses junto da Federação chilena de surf”. O “alcaide” foi mais longe, afirmando mesmo que a comunidade surfista chilena não entenderia outra decisão que não esta.
A título de curiosidade, depois dos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile em 2023, este evento vai regressar em 2027 na Colômbia, com Barranquilla a ser a cidade sede. Resta saber que praia os colombianos irão escolher para a prova de surf, que servirá, certamente, de apuramento para os Jogos Olímpicos de Los Angeles’2028.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
