Homepage
- Pertencente ao território costarriquenho, Playa Hermosa tem vários surf breaks com consistência ao longo da extensa costa.
-
-
Desde algum tempo a esta parte, sabia-se que Playa Hermosa iria deter o estatuto de Reserva Mundial de Surf. Só que faltava a oficialização. Essa chegou no passado domingo, dia 12 de junho, com uma cerimónia realizada precisamente nessa latitude costarriquenha.
Desta forma, Playa Hermosa tornou-se assim na primeira Reserva Mundial com localização na América Central. Ali, existem vários surf breaks com consistência ao longo da extensa costa. São mais de 15 os spots com potencial para a prática de surf, revela a Save The Waves Coalition, a ONG que atribui as distinções de Reserva Mundial de Surf.
Esta é também uma latitude que tem uma grande biodiversidade ao nível do ecossistema, sendo a casa de mais 61 espécies que estão ameaçadas de extinção e do Refúgio de Vida Selvagem de Punta Mala, que é uma área de conservação natural.
"A Playa Hermosa é o exemplo perfeito do nosso programa de Reserva Mundial de Surf. Os esforços locais dos nossos parceiros na preservação do ecossistema de surf são uma inspiração para outras comunidades, que ambicionam proteger os seus recursos de surf em termos nacionais e globais", disse Nik Strong-Cvetich, CEO da Save The Waves Coalition.
No âmbito desta distinção, um conselho local foi formado e está a trabalhar de perto com a Save The Waves. Em ação foi colocado um plano para proteger e apoiar ainda mais o ecossistema de surf de Playa Hermosa.
Este plano pretende levar a cabo diversas iniciativas em torno da adaptação às mudanças climáticas, proteção da biodiversidade, tratamento das águas residuais e desenvolvimento urbano sustentável orientado para o surf.
Também a World Surf League (WSL) através do programa WSL Pure, que foca a sua ação na defesa dos oceanos, apoia os esforços locais na preservação deste valioso ecossistema. Um dos primeiros projetos, já debaixo da denominação de Reserva Mundial de Surf, irá abordar a recuperação de microbacias hidrográficas.
"É incrível ver a Playa Hermosa como a mais recente Reserva Mundial de Surf, o que garantirá a preservação desta onda de classe mundial, do insubstituível oceano e do ecossistema costeiro", afirmou Emily Hofer, diretora-executiva do programa WSL Pure.
Ainda relacionada com esta distinção, prepara-se para ser lançado na Costa Rica o programa 'Surf Protected Area Networks', nesta que é uma parceria entre a Save The Wave Coalition e a Conservation Internacional, que é uma organização não-governamental norte-americana. Usando a Playa Hermosa como modelo, estas duas entidades vão trabalhar de perto com o Governo costarriquenho e as comunidades locais. O objetivo é assegurar em todo o país a proteção de ecossistemas críticos através do surf nos próximos anos.
Recorde-se que atualmente existem 12 Reservas Mundiais de Surf. Antes da oficialização de Playa Hermosa, a mais recente adição à lista foi North Devon, no Reino Unido. As restantes Reservas Mundiais são Malibu e Santa Cruz, na Califórnia, Manly, Noosa e Gold Coast, na Austrália, Guarda do Embaú, no Brasil, Todos Santos, no México, Huanchaco, no Peru, Punta de Lobos, no Chile, e a Ericeira, que possui esta prestigiosa distinção desde 2011.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaSave The Waves
-
FonteRedação
