Homepage

  • Ocean Talks fecha Missão Atlantis em Sesimbra
    17 junho 2022
    arrow
    arrow
  • Num evento que vai reunir sete oradores, o público terá acesso a palestras oceânicas, que pretendem chamar a atenção para a importância de agir localmente.
  • No próximo dia 21 de junho, em Sesimbra, as palestras Ocean Talks vão fechar a Missão Atlantis durante a celebração do Dia Mundial da Localização, que pela primeria vez será assinalado em Portugal.

    Num evento que reúne sete oradores, o público terá acesso a palestras oceânicas, que pretendem chamar a atenção para a importância de agir localmente. Com entrada livre, as Ocean Talks terão lugar no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, entre as 17h00 e as 20h30, mas também podem ser seguidas em streaming, através do canal YouTube da Oceans and Flow, mediante inscrição AQUI.

    O Ocean Talks será apresentado por Mafalda Matos. Quanto aos oradores, Andreas Noe, conhecido como o Trash Traveler, falará de arte local e de como a criatividade e o positivismo ajudam a trazer consciência e a conectar as pessoas com o oceano. Já Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, irá focar-se em educação e consumo local, um testemunho na primeira pessoa sobre a força de um projeto que resgatou raízes e mostrou o poder da comunidade.

    Ainda na primeira parte do Ocean Talks, Livia Tirone, curadora e arquiteta, vai trazer o tópico da arquitetura e urbanismo local, lançando a questão: “Se o futuro pode ser escrito em sementes, que sementes precisamos de plantar hoje?”

    Joana Campos Silva, da Fashion Makers, é a oradora que se segue e falará de moda local, oferecendo um olhar sobre aquilo que não se vê nas peças de roupa que vestimos e como as decisões relativas ao vestuário impactam a água e o meio ambiente.

    Na segunda parte do evento, a alimentação local será o foco do gastronauta Francisco Basílio, que oferecerá uma perspetiva sobre o consumo local e como, além dos benefícios socioeconómicos, esta filosofia de vida protege e beneficia o nosso sistema digestivo. O tema da economia local será apresentado por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em Marketing Regenerativo, que falará sobre o olhar da liquidez financeira no ângulo da fluidez da água como forma de maior abundância local.

    Virgílio Varela, consultor e facilitador de inteligências coletivas, fechará o ciclo de palestras com a temática 'Take Action'. Todos temos uma essência e um potencial únicos para criar ações conscientes, que regeneram não só o ser humano, como o próprio planeta.

    Esta é a primeira vez que se realiza em Portugal um evento que celebra o Dia Mundial da Localização, um movimento de resgate da economia através da valorização da produção local de bens e serviços necessários a uma comunidade. Iniciado pela realizadora Helena Norberg-Hodge este movimento conta, atualmente, com o apoio de personalidades como a ambientalista Jane Goodall, o líder espiritual Dalai Lama, o ator e apresentador Russell Brand, o médico e autor de bestsellers Dr. Gabor Maté, a filósofa e ambientalista Vandana Shiva ou o músico Brian Eno, entre outros.

    A 'Localização' é o processo de construção de estruturas económicas que permitem que os bens e serviços de que uma comunidade precisa sejam produzidos local e regionalmente sempre que possível. 

    Organizada pela Oceans and Flow, a Missão Atlantis teve início a 30 de maio, passando por cinco estações náuticas ao longo da costa continental portuguesa: Matosinhos, Oeste, Cascais, Lagos e Sesimbra.

    Em cada estação foi apresentado e exibido o filme 'Programa Atlantis', realizado por Gustavo Neves, juntando-se a esta iniciativa uma EcoAção e uma ação de sensibilização. A bordo de dois veleiros da comunidade Ocean Nomads e com duração de duas semanas, a Missão Atlantis contou, além da equipa de navegação, com o apoio e partilha de cinco embaixadores, que acompanharam as diversas etapas da viagem: Eunice Maia, Manuel Centeno, Miguel Blanco, Andreas Noe e Susanne Van der Veeken.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • Oceanos
  • Missão Atlantis
  • Ocean Talks
  • Palestras
  • Palestras oceânicas
  • sesimbra
  • Oceans and Flow
  • Dia Mundial da Localização
  • Programa Atlantis
  • Localização
  • Fotografia
    Gustavo Neves
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 02
Tempo frio ainda deixa três distritos sob aviso amarelo
fevereiro 02
Praia da Empa coroou vencedores do Science Ericeira 2022
fevereiro 01
FUEL TV assegura transmissão do Winter Dew Tour 2023 à escala global
fevereiro 01
Campeonato Nacional de Surf da Ucrânia vai ser realizado em Portugal
fevereiro 01
Surf nacional lamenta perda de Pedro Lacerda
janeiro 31
Surf adaptado mantém bem vivo sonho da inclusão nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles'2028
fevereiro 01
Índia vai estrear-se no Mundial ISA e já sonha com Paris’2024