Homepage
- Num evento que vai reunir sete oradores, o público terá acesso a palestras oceânicas, que pretendem chamar a atenção para a importância de agir localmente.
-
-
No próximo dia 21 de junho, em Sesimbra, as palestras Ocean Talks vão fechar a Missão Atlantis durante a celebração do Dia Mundial da Localização, que pela primeria vez será assinalado em Portugal.
Num evento que reúne sete oradores, o público terá acesso a palestras oceânicas, que pretendem chamar a atenção para a importância de agir localmente. Com entrada livre, as Ocean Talks terão lugar no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, entre as 17h00 e as 20h30, mas também podem ser seguidas em streaming, através do canal YouTube da Oceans and Flow, mediante inscrição AQUI.
O Ocean Talks será apresentado por Mafalda Matos. Quanto aos oradores, Andreas Noe, conhecido como o Trash Traveler, falará de arte local e de como a criatividade e o positivismo ajudam a trazer consciência e a conectar as pessoas com o oceano. Já Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, irá focar-se em educação e consumo local, um testemunho na primeira pessoa sobre a força de um projeto que resgatou raízes e mostrou o poder da comunidade.
Ainda na primeira parte do Ocean Talks, Livia Tirone, curadora e arquiteta, vai trazer o tópico da arquitetura e urbanismo local, lançando a questão: “Se o futuro pode ser escrito em sementes, que sementes precisamos de plantar hoje?”
Joana Campos Silva, da Fashion Makers, é a oradora que se segue e falará de moda local, oferecendo um olhar sobre aquilo que não se vê nas peças de roupa que vestimos e como as decisões relativas ao vestuário impactam a água e o meio ambiente.
Na segunda parte do evento, a alimentação local será o foco do gastronauta Francisco Basílio, que oferecerá uma perspetiva sobre o consumo local e como, além dos benefícios socioeconómicos, esta filosofia de vida protege e beneficia o nosso sistema digestivo. O tema da economia local será apresentado por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em Marketing Regenerativo, que falará sobre o olhar da liquidez financeira no ângulo da fluidez da água como forma de maior abundância local.
Virgílio Varela, consultor e facilitador de inteligências coletivas, fechará o ciclo de palestras com a temática 'Take Action'. Todos temos uma essência e um potencial únicos para criar ações conscientes, que regeneram não só o ser humano, como o próprio planeta.
Esta é a primeira vez que se realiza em Portugal um evento que celebra o Dia Mundial da Localização, um movimento de resgate da economia através da valorização da produção local de bens e serviços necessários a uma comunidade. Iniciado pela realizadora Helena Norberg-Hodge este movimento conta, atualmente, com o apoio de personalidades como a ambientalista Jane Goodall, o líder espiritual Dalai Lama, o ator e apresentador Russell Brand, o médico e autor de bestsellers Dr. Gabor Maté, a filósofa e ambientalista Vandana Shiva ou o músico Brian Eno, entre outros.
A 'Localização' é o processo de construção de estruturas económicas que permitem que os bens e serviços de que uma comunidade precisa sejam produzidos local e regionalmente sempre que possível.
Organizada pela Oceans and Flow, a Missão Atlantis teve início a 30 de maio, passando por cinco estações náuticas ao longo da costa continental portuguesa: Matosinhos, Oeste, Cascais, Lagos e Sesimbra.
Em cada estação foi apresentado e exibido o filme 'Programa Atlantis', realizado por Gustavo Neves, juntando-se a esta iniciativa uma EcoAção e uma ação de sensibilização. A bordo de dois veleiros da comunidade Ocean Nomads e com duração de duas semanas, a Missão Atlantis contou, além da equipa de navegação, com o apoio e partilha de cinco embaixadores, que acompanharam as diversas etapas da viagem: Eunice Maia, Manuel Centeno, Miguel Blanco, Andreas Noe e Susanne Van der Veeken.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaGustavo Neves
-
FonteRedação
