Homepage

  • Projeto 'Surf & Rescue' visitou a Ericeira
    22 junho 2022
    arrow
    arrow
  • No espaço de oito dias serão realizadas três ações deste projeto iniciado em 2020.
  • O projeto 'Surf & Rescue' é uma iniciativa que une o surf e o salvamento aquático, fruto de uma parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e ao qual juntou-se a Fundação Vodafone Portugal em 2022.

    Com a chegada do verão, nesta segunda quinzena do mês de junho, a terceira edição do projeto regressa em força às praias nacionais. São três as ações a realizar em apenas oito dias. Na passada terça-feira, a emblemática Praia de Ribeira d'Ilhas, na Ericeira, recebeu a primeira deste punhado de iniciativas em agenda.

    A formação, que decorreu entre as 9h00 e as 18h00, contou com 16 participantes. Presentes estiveram surfistas, treinadores, outros membros e trabalhadores de escolas e clubes de surfing e ainda nadadores-salvadores. A ação dividiu-se entre uma parte teórica, em terra, e outra prática, no mar da Reserva Mundial de Surf, onde foram ensaiadas táticas e técnicas de salvamento. Esta formação atribuiu, ainda, unidades de crédito para a renovação de cédulas de Treinador IPDJ.

    “Fazer esta formação na Ericeira, uma localidade que tem forte ligação à comunidade do surf, faz todo o sentido. O objetivo, além de ensinar os conceitos básicos do salvamento e suporte aquático, é também estabelecer uma ligação entre a comunidade de surf e a comunidade do salvamento aquático, nomeadamente os nadadores-salvadores. São comunidades muito importantes, que garantem o salvamento e a segurança de tantas pessoas. Os surfistas estão todo o ano nas praias e garantem segurança e apoio de quem dele necessita. Aqui a meta é passar conhecimentos e estabelecer interligação entre as comunidades, tornar o sistema mais robusto, onde o mote de salvar vidas no mar se torne mais geral e qualquer pessoa o possa fazer de forma segura e informada. E, acima de tudo, mantendo a sua própria integridade e segurança", afirmou o comandante João Pombo, chefe do Serviço de Assistência a Banhistas do ISN.

    Já Afonso Teixeira, diretor-executivo da AESP, referiu que "este é o segundo evento desta 3ª edição do Surf & Rescue. O objetivo é unir surfistas, treinadores de surf e escolas de surf a toda a comunidade do salvamento aquático, de forma a haver uma maior segurança nas praias ao longo de todo o ano. Fora da época balnear, quando não temos nadadores-salvadores a vigiar as praias, temos os surfistas e as escolas de surf e o intuito é oferecer-lhes os conhecimentos que precisam para fazer salvamentos com mais competência. É importante estarem preparados para fazer suporte básico de vida, primeiros socorros e saberem atuar numa situação de emergência. Também temos nadadores-salvadores a fazer a formação, com o foco maior na parte do mar, na leitura do mar e das ondas, na utilização da prancha. No fundo é um intercâmbio entre surfistas e nadadores-salvadores, onde uns bebem conhecimento dos outros. Os surfistas dão conhecimento do mar e das ondas, os nadadores-salvadores sobre o conhecimento que têm das técnicas de salvamento e do suporte básico da vida. Tudo servirá para contribuir para mais segurança nas nossas praias".

    Por sua vez, Pedro António do Carmo Silva, vereador da Câmara Municipal de Mafra, sublinhou que "nunca é demais realçar a importância deste tipo de formações. Sabemos bem que os surfistas têm tido um papel revelante nos salvamentos na nossa costa, principalmente nas áreas não vigiadas. Tenho de dar os parabéns à organização pela iniciativa, que espero que se repita e que todos aproveitem para aprender".

    Consumada a passagem pela Ericeira, segue-se a visita a Aveiro no próximo dia 27 de junho e depois a incursão por Viana do Castelo, a 29 de junho.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Salvamento
  • AESP
  • Associação de Escolas de Surf de Portugal
  • ISN
  • Instituto de Socorros a Náufragos
  • ericeira
  • Ribeira d'Ilhas
  • Formação
  • Surf & Rescue
  • Fotografia
    AESP
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 03
Martim Nunes e Erica Máximo são os novos campeões nacionais Sub-20
julho 02
Declaração de Lisboa aprovada no fecho da Conferência dos Oceanos
julho 01
Subida da temperatura e diminuição da intensidade do vento no fim de semana
julho 01
Conferência dos Oceanos encerra esta sexta-feira com adoção da Declaração de Lisboa
julho 01
Biodiversidade vai ser afetada com a mineração do mar profundo
junho 30
Maya Gabeira é Campeã para o Oceano e a Juventude da UNESCO
junho 30
Revelados os competidores do Softboard Heroes 2022