Homepage
- Cerca de 100 jovens surfistas inscreveram-se no campeonato integrado no cartaz desportivo da Porto & Matosinhos Wave Series.
-
-
A Praia de Leça da Palmeira recebeu no último fim de semana a segunda e última etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch 2022, tendo sido este o evento que definiu os jovens surfistas portugueses apurados para a final europeia. Uma final que terá lugar em Taghazout, Marrocos, no início do próximo ano.
O evento inserido no cartaz desportivo da Porto & Matosinhos Wave Series 2022 decorreu com boas condições nos dois dias de prova. Cerca de uma centena de jovens competidores marcaram presença em Leça da Palmeira. Em ação, estiveram as categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16, todas elas com masculino e feminino.
No sábado, decorreram as primeiras eliminatórias e foram realizadas as finais de Sub-12 e Sub-14 feminino, dadas as previsões de subida de mar para o dia seguinte. No domingo, embora com mais vento, a Praia de Leça da Palmeira foi brindada com ondas a rondar 1m a 1,5m.
Nos Sub-12, Suri Rodrigues e Francisco Santos foram os vencedores. Já entre os Sub-14, Jaime Veselko e Miriam Julião foram os mais fortes. Por último, Kekoa Hummel e Maria Salgado triunfaram na categoria Sub-16.
Em termos de surfistas qualificados para a final europeia, estes são: Suri Rodrigues, Francisco Santos, Miriam Julião, Jaime Veselko, Matias Canhoto e Maria Salgado.
Para além da competição, foram ainda atribuídos os prémios MEO H-Team: Guilherme Lobo ganhou o telemóvel do prémio fair play, votado entre todos os atletas participantes, enquanto Matias Canhoto e Maria Salgado ganharam as duas surf trips às Maldivas, prémio oferecido pelo MEO aos campeões da categoria Sub-16. Para além disso, com o apoio dos parceiros, houve brindes para todos os finalistas (óculos, fins, protetores solares e acessórios de surf).
"Tivemos um fim de semana com ótimas condições e um grande nível de surf nesta competição dedicada às camadas de formação, que cada vez mais aderem a este tipo de iniciativa. Isso comprovou-se pelos cerca de 100 atletas inscritos, provenientes de todo o país. Além da performance nas ondas, foram oferecidos vários prémios e tivemos uma ação de sensibilização ambiental e limpeza de praia, com a presença do surfista Miguel Blanco. Foi uma honra receber esta prova dentro do cartaz da Porto & Matosinhos Wave Series. Resta-nos desejar boa sorte aos atletas que foram apurados para a final europeia", afirmou Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center, entidade responsável pela organização da prova em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf.
Já José Farinha, diretor-geral da Rip Curl Portugal, disse: "Estamos gratos, em primeiro lugar, aos locais de Leça da Palmeira, por nos permitirem fazer esta prova aqui nesta praia. Tivemos excelentes ondas nesta etapa que ditou os campeões das várias categorias que vão à final europeia. Agradeço também à organização e felicito os grandes vencedores, Matias Canhoto e Maria Salgado, que além de irem à final, ganharam uma viagem às Maldivas, oferecida gentilmente pelo nosso parceiro MEO. Votos de boas ondas para todos!"
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaTó Mané Photography
-
FonteRedação
