Homepage

  • Lisboa recebe a Conferência dos Oceanos até sexta-feira
    27 junho 2022
    arrow
    arrow
  • Portugal, em conjunto com o Quénia, organiza o segundo encontro, sob o lema 'Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro'. É o maior evento de sempre dedicado à temática dos oceanos.
  • Mais de 7000 pessoas, entre elas representantes de 140 países, alguns ao mais alto nível, participam a partir desta segunda-feira em Lisboa na segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, o maior evento de sempre dedicado ao tema.

    Depois de há cinco anos ter decorrido em Nova Iorque a primeira conferência, Portugal, em conjunto com o Quénia, organiza o segundo encontro, sob o lema 'Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro'.

    É esse o tema que até à próxima sexta-feira, dia 1 de julho, reúne políticos, entre os quais 25 chefes de Estado e de governo e uma centena de ministros, pelo menos 38 agências especializadas e organizações internacionais, quase 1200 organizações não-governamentais e outras entidades, mais de 400 empresas e centena e meia de universidades.

    Os números fazem da conferência de Portugal o maior evento alguma vez realizado sobre os oceanos, os seus problemas, a forma de os proteger ou as oportunidades económicas, considerando-se que uma "transição verde" só é possível com uma "transição azul", que é o uso sustentável dos oceanos, assente na ciência e na tecnologia.

    O encontro decorrerá maioritariamente na Altice Arena, Parque das Nações, cujo programa principal tem agregadas três centenas de outros eventos, quatro deles especiais, organizados por Portugal, um simpósio de alto nível sobre a água, bem como um fórum sobre economia azul sustentável e investimento, na terça-feira.

    Até sexta-feira serão debatidos temas como o combate à poluição marinha, promover e fortalecer economias sustentáveis baseadas nos oceanos, gerir e conservar ecossistemas marinhos e costeiros, minimizar a acidificação, desoxigenação e aquecimento dos oceanos, tornar a pesca sustentável, aumentar o conhecimento científico e a tecnologia marinha, melhorar o uso sustentável dos oceanos, potenciar as ligações entre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 (proteger a vida marinha) e outros objetivos da Agenda 2030.

    Portugal, como o Governo tem anunciado, espera que da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas saia a Declaração de Lisboa, que ajude a concretizar o ODS 14, que acelere o combate à poluição e que aumente a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade. Simultaneamente, espera-se que seja generalizada a noção da importância dos oceanos no combate às alterações climáticas.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • ONU
  • Nações Unidas
  • Parque das Nações
  • Conferências
  • Conferência dos Oceanos
  • Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
  • Cimeira
  • Oceanos
  • Natureza
  • Ecossistema
  • Sustentabilidade
  • Poluição
  • Poluição marinha
  • Alterações climáticas
  • Lisboa
  • biodiversidade
  • Biodiversidade marinha
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
Formação de Surf-Salva da SOBRASA visita Portugal em outubro
setembro 28
Kika Veselko e a Liga MEO Surf 2023: 'É difícil dizer que tive pontos negativos'
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 27
Filipa Broeiro conquista etapa canária do Europeu de Bodyboard