Homepage
- Quando se fala de oceanos, o conhecimento científico "tem de estar no centro", disse o primeiro-ministro.
-
-
No primeiro dia da 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre até sexta-feira na Altice Arena, em Lisboa, António Costa assumiu os compromissos de classificar 30% das áreas marinhas nacionais até 2030 e de Portugal possuir a totalidade dos seus 'stocks' de pesca nacional dentro dos limites biológicos sustentáveis.
O primeiro-ministro falou sobre estes dois compromissos no discurso que proferiu no primeiro dia do encontro coorganizado por Portugal e pelo Quénia. Na sua intervenção, em que assumiu quatro compromissos em termos de ação, Costa procurou salientar a ideia de que, quando se fala de oceanos, o conhecimento científico "tem de estar no centro".
Nesse sentido, aproveitando a centralidade atlântica dos Açores, o Governo português, de acordo com António Costa, "dará continuidade ao investimento na iniciativa Air Center, enquanto rede de colaboração científica entre países e institutos de investigação sobre áreas como o espaço, a observação da atmosfera, os oceanos, o clima e a energia".
"E até ao final deste ano, iremos criar o gabinete da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável", referiu.
Outro compromisso assumido pelo líder do executivo é o de Portugal "assegurar que 100% do espaço marítimo sob soberania ou jurisdição portuguesa seja avaliado em bom estado ambiental" e "até 2030, classificar 30% das áreas marinhas nacionais".
Ainda este ano, segundo António Costa, foi dado um passo nesse sentido ao ser aumentada "27 vezes o tamanho da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, tornando-a na maior área marinha protegida do Atlântico Norte".
"Por outro lado, na segurança alimentar, queremos transformar a pesca nacional num dos setores mais sustentáveis e de baixo impacto a nível mundial, mantendo 100% dos stocks dentro dos limites biológicos sustentáveis", frisou o primeiro-ministro.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
