Homepage

  • Vigilância nas praias nacionais vai ser reforçada a partir desta quarta-feira
    31 maio 2022
    arrow
    arrow
  • Após o dia 30 de setembro, o dispositivo diminuirá, mas mantêm-se meios no terreno, no âmbito da época balnear de 2022, até ao final de outubro.
  • Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira, a Autoridade Marítima Nacional revelou que a vigilância das praias será reforçada a partir desta quarta-feira, dia 1 de junho, com 29 viaturas todo-o-terreno e cerca de 100 militares diariamente nas operações de vigilância e socorro.

    Segundo o diretor do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), Rui Santos Pereira, o dispositivo é semelhante ao do ano passado e conta ainda com oito quads e três motos de água.

    As viaturas serão operacionalizadas por duplas de militares da Marinha, 76 no total, “todos com curso de nadador-salvador, operadores de viaturas todo-o-terreno” e “curso de desfibrilhador automático externo”, explicou Santos Pereira.

    As viaturas do projeto 'Seawatch', que existe desde 2011, estão todas equipadas com Desfibrilhador Automático Externo.

    Aos 76 militares que diariamente assegurarão, até 30 de setembro, a vigilância motorizada das praias, juntam-se outros 30 que farão vigilância a pé (26 até 15 de julho e 30 entre 15 de julho e 30 de setembro).

    Após o dia 30 de setembro, o dispositivo diminuirá, mas mantêm-se meios no terreno, no âmbito da época balnear de 2022, até ao final de outubro.

    Este verão, o ISN conta ter cerca de 5500 nadadores-salvadores certificados (estão 4800 neste momento), um número “ligeiramente abaixo” ao dos últimos dois anos.

    O diretor do ISN explicou que por causa da pandemia de Covid-19 foram canceladas as formações e certificações de nadadores-salvadores e foram prorrogadas certificações que iriam caducar e que isso explica que o número de este ano seja inferior.

    Ainda assim, o número esperado de nadadores-salvadores para este ano só foi alcançado porque foram prorrogadas até 31 de outubro todas as certificações que iriam caducar entre 1 de janeiro e 30 de outubro.

    “No entanto, este número está de acordo com o número que tínhamos nas épocas pré-pandemia”, sublinhou Santos Pereira.

    O diretor do ISN disse que o número é suficiente para responder às necessidades das praias que têm obrigatoriamente de estar vigiadas e acrescentou que “não se pode garantir” que “todos esses nadadores-salvadores estão disponíveis para trabalhar”.

    A certificação tem validade de três anos e “muitos fizeram a sua certificação e entretanto seguiram as suas vidas, mudaram de profissão” e não se sabe “se estão disponíveis para trabalhar”, afirmou, dizendo que, todos os anos, existem algumas dificuldades na contratação de nadadores-salvadores no início da época balnear por muitos deles serem estudantes e estarem ainda em época de exames.

    Em relação ao dispositivo para a época balnear, Santos Pereira afirmou que os "resultados até agora têm sido bastante positivos” e os meios são os adequados, estando no terreno desde 7 de abril.

    Este ano, no âmbito dos projetos 'Seawatch' e 'Praia Saudável', foram já feitos nove salvamentos, 32 ações de primeiros socorros e uma busca de criança, tendo sido registadas duas mortes, numa praia sem vigilância, segundo os dados divulgados.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Autoridade Marítima Nacional
  • Portugal
  • Verão
  • Época Balnear
  • Nadadores-salvadores
  • Dispositivo
  • ISN
  • Instituto de Socorros a Náufragos
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 09
Oceanos registaram mês de maio mais quente de sempre desde que há registos
junho 09
Porto & Matosinhos Wave Series 2023 regressa com eventos de responsabilidade social
junho 09
Já tem nova data a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
junho 09
Allianz Ericeira Pro vai homenagear desportistas nacionais no Dia de Portugal
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido