Homepage
- Só a partir de domingo, dia 15 de maio, é que ocorrerá uma descida dos termómetros, em especial da temperatura máxima. Dia em que também está previsto o regresso da chuva.
-
-
Desde a semana passada que as temperaturas têm estado bem altas em Portugal continental, com os termómetros a ultrapassarem mesmo os 30ºC em alguns pontos do país.
O tempo quente está para continuar mais uns dias. Até sábado, dia 14 de maio, a temperatura do ar vai continuar com valores bem acima do normal para este mês, nomeadamente nas regiões do interior Norte, Centro e Alentejo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Só a partir de domingo, dia 15 de maio, é que ocorrerá uma descida dos termómetros, em especial da temperatura máxima. Dia em que também está previsto o regresso da chuva.
A previsão meteorológica aponta para que sábado venha mesmo a ser registado o valor médio mais alto da temperatura no continente. Esta é a consequência da onda de calor que o território continental português atravessa desde o passado dia 4 de maio.
Onda de calor essa que foi provocada por um "anticiclone localizado a oeste do arquipélago dos Açores", informa o IPMA em comunicado oficial divulgado no seu sítio de internet.
"A 10 de maio encontravam-se 40 estações meteorológicas em onda de calor com o número de dias a variar entre 6 e 8, abrangendo as regiões do interior Norte, da região Centro e do Vale do Tejo e Alentejo", revelou o IPMA.
Diz ainda o instituto que os "dias 8, 9 e 10 de maio foram os mais quentes", sendo que "nesse período, os valores médios da temperatura máxima no continente foram superiores a 28°C, o que corresponde a desvios superiores a 7ºC em relação ao valor médio mensal para maio".
Recorde-se que uma onda de calor, fenómeno mais verificado nos meses de verão, ocorre quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
