Homepage
- A situação deve-se à obrigatoriedade destes espaços terem de apresentar dois nadadores-salvadores.
-
-
É só a partir do mês de junho que vai começar a funcionar a maioria das unidades de apoio balnear nas mais de 200 praias concessionadas do Algarve.
De acordo com o vice-presidente de uma associação dos concessionários local, tal situação deve-se à obrigatoriedade destes espaços terem de apresentar dois nadadores-salvadores.
"É uma exigência que acarreta um encargo muito grande para os concessionários, daí muitos optarem por funcionarem apenas durante a época balnear", disse o vice-presidente da Associação dos Industriais e Similares de Concessões da Orla Marítima do Algarve (AISCOMA), Artur Simão.
Em declarações à agência noticiosa Lusa, aquele responsável estimou que "apenas entre 30% a 40% dos concessionários das unidades balneares algarvias tenham antecipado a época balnear desde 1 de maio", disponibilizando os toldos e as espreguiçadeiras.
"Se houvesse a possibilidade de ter apenas um nadador-salvador, possivelmente haveria mais unidades abertas, mas como somos obrigados a ter dois, muitos, se calhar, não ganham para pagar esse encargo", vaticinou.
Para Artur Simão, "não faz muito sentido" as unidades balneares serem obrigadas a ter dois nadadores-salvadores, porque "quando há unidades abertas na mesma praia, aqueles profissionais entreajudam-se". "Há pessoas nas praias e é melhor ter um nadador-salvador do que não ter nenhum, ficando as praias sem vigilância", argumentou o vice-presidente da associação.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
