Homepage

  • Entrada positiva da Seleção Nacional no Mundial Júnior ISA de El Salvador
    29 maio 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    ISA/Rodriguez
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Martim Nunes e Francisco Queimado em Sub-18 masculino e Maria Dias em Sub-16 feminino destacaram-se com triunfos.
  • Estreia positiva para as cores nacionais no Mundial Júnior ISA, que arrancou este sábado nas ondas de El Salvador. A Seleção portuguesa teve já metade dos 12 representantes em ação nesta primeira jornada dedicada às rondas inaugurais da categoria Sub-18 masculina, Sub-16 masculina e Sub-16 feminina, com todos os elementos a conseguirem superar com sucesso esta fase inicial do Mundial.

    Ainda assim, houve elementos que se destacaram dos demais, uma vez que conseguiram uma estreia vitoriosa. Foram os casos de Martim Nunes e Francisco Queimado em Sub-18 masculino, onde Francisco Ordonhas só se vai estrear este domingo. Mas também de Maria Dias, em Sub-16 feminino, onde Maria Salgado e Érica Máximo conseguiram seguir em frente na competição, mas ambas no 2.º posto dos repestivos heats. O outro surfista em prova foi Matias Canhoto, em Sub-16 masculino, que avançou no 2.º posto, enquanto Jaime Veselko e Martim Fortes ainda aguardam estreia. A categoria Sub-18 feminina não foi para a água neste dia inaugural.

    O primeiro português a entrar em ação em El Salvador foi Martim Nunes, que conseguiu uma das melhores performances deste dia inaugural. Martim somou 14 pontos e venceu o heat 3, onde deixou o taitiano Haumana Ateni (9,74) no 2.º posto, com o equatoriano Andy Rivera (8,97) e o dominicano Sebastian Ribes (4,93) a serem atirados para a repescagem.

    Mais tarde, no heat 27 da ronda inaugural da categoria Sub-18 masculina, foi a vez de Francisco Queimado também ter protagonizado uma estreia muito positiva, vencendo a bateria com um score de 11,74, à frente dos 10,83 do argentino Ignacio Ruggiero. Ming-Jang Liu, de Taipé, e Sebastian Reid, da República Dominicana, foram atirados para a repescagem.  

    A ação no pico de La Bocana chegou ao fim após a realização de 28 heats da categoria Sub-18 masculina, faltando ainda disputar quatro baterias para fechar a ronda. Algo que vai acontecer este domingo, quando a ação retomar, e com Francisco Ordonhas em prova no 31.º e penúltimo heat da ronda, onde tem pela frente o argentino Manuel Torreani, Chia-chi Yu, de Taipé, e o dominicano Miguel Castillo.  

    Entretanto, Martim Nunes e Francisco Queimado já conhecem os adversários que vão ter pela frente na ronda 2. Martim vai estar no heat 1, onde terá a concorrência do norte-americano Kyan Yang, do canadiano Reed Platenius e do inglês Kieron Smith. Já Queimado vai estar no heat 13, onde tem a companhia do havaiano Kai Martin, do costarriquenho Axel Castro e do suíço Antoine Habashi.

    No pico de El Sunzal, o primeiro dia de ação foi dedicado à totalidade dos 24 heats que compuseram a ronda inaugural da categoria Sub-16 feminina, havendo depois ainda tempo para os quatro primeiros heats da prova Sub-16 masculino. Dessa forma, a primeira portuguesa em ação foi Maria Salgado, que carimbou o 2.º posto do heat 3, com 6,90 pontos, superada apenas pela brasileira Isabelle Nalu, com 9,77 pontos. Para a repescagem caíram a neerlandesa Julia Boekenoogen (4,36) e a italiana Victoria Backhaus (2,93).

    No heat 19 foi a vez de Maria Dias se estrear com um triunfo, assente nos 9,13 pontos conseguidos, com a neerlandesa Tiara van der Huls a ficar no 2.º posto, com 8,53 pontos, enquanto a suíça Celia Magras (4,34) e a canadiana Chloe Platenius (4,33) foram atiradas para a repescagem. Quatro heats depois estreou-se Érica Máximo, com 7,63 pontos, que lhe valeram o 2.º posto, atrás da brasileira Sophia Gonçalves (9,66), mas à frente da neerlandesa Lune van Dijk (4,10) e da suíça Fabiana Klein (2,72).

    O trio de portuguesas da categoria Sub-16 feminina já conhece as adversárias que vai ter pela frente na ronda 2 do quadro principal. Maria Salgado vai estar no heat 2, onde também estão a brasileira Laura Raupp, a havaiana Haylee Boverman e a argentina Sol Borelli. Maria Dias vai regressar à ação no 9, medindo forças com a havaiana Vahiti Inzo, a peruana Camila Sanday e a mexicana Joelle Ramirez. Por fim, Érica Máximo vai competir no 12.º e último heat da ronda, frente à australiana Willow Hardy, à taitiana Kohai Fierro e à japonesa Mirai Ikeda.

    Por fim, o último português a entrar em ação neste dia inaugural foi Matias Canhoto, que conseguiu a 2.ª posição do heat 3 da ronda inaugural em Sub-16 masculino. O jovem surfista de Peniche somou 7,37 pontos, sendo superado pelo taitiano Toaura Haumani (8,93), enquanto o uruguaio Felipe Sorondo (5,94) e o guatemalteco Jorge Vazquez (2,40) caíram para a repescagem.

    Na próxima ronda Matias Canhoto vai estar no heat 2, onde terá a companhia do peruano Gabriel Ljubicic, do italiano Leonardo Apreda e do francês Axel Domínguez. Mas antes disso, a Seleção Nacional terá este domingo em ação Jaime Veselko e Martim Fortes na ronda inaugural desta categoria, tentando juntar-se a Matias Canhoto na próxima fase. Jaime está no heat 27, onde enfrentará o argentino Thiago Passeri Pezzati, o sueco Lex O’Connor e o senegalês Djibril Gueye. Já no heat 31 Martim Fortes vai ter pela frente o argentino Francisco Cosoleto, o uruguaio Thiago Corbo e o senegalês Cherif Adrame Diop.

    Este domingo, no segundo dia de ação, o pico de El Sunzal vai receber os 28 heats que ainda faltam disputar desta ronda inaugural de Sub-16 masculinos, enquanto no pico de La Bocana vão disputar-se os últimos quatro heat da ronda inaugural de Sub-18 masculinos, seguindo-se toda a ronda inaugural Sub-18 feminina. As Sub-16 femininas vão ter folga nesta jornada, que irá para a água ao início da tarde portuguesa.

    Em Sub-18 feminino, Gabriel Dinis vai ser a primeira a entrar em ação, estando no heat 3, frente à brasileira Maya Carpinelli, à panamiana Maya Figueroa e à neerlandesa Eva Hoffmann. No heat 19 vai estrear-se Benedita Teixeira, frente à canadiana Erin Brooks, à italiana Francesca Valletti e à uruguaia Manuela Carballo. Por fim, no heat 23 Beatriz Carvalho vai medir forças com a canadiana Jasmine Porter, com a panamiana Evelyn Chavez e com a uruguaia Ema Beltran.

    "Tivemos uma excelente entrada em competição, o que é sempre muito bom para o espírito do grupo, sobretudo para estes jovens que entram, na sua maioria, numa competição deste género. Mas também não esperava outra coisa, pois são todos surfistas que, apesar de muito jovens, têm muita experiência competitiva e de quem, como já tive oportunidade de dizer, espero muito boas coisas neste Mundial", frisou o selecionador nacional, David Raimundo, após o dia de estreia em El Salvador.

    Com os seis surfistas restantes em ação nesta jornada, Portugal parte com o objetivo de conseguir colocar todos os surfistas na ronda 2 do quadro principal das respetivas categorias. Metade desse caminho foi feito no dia inaugural, esperando-se que a eficácia prossiga este domingo.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Mundial Junior ISA
  • El Salvador
  • Portugal
  • Martim Nunes
  • Érica Máximo
  • Maria Dias
  • Maria Salgado
  • Francisco Queimado
  • Matias Canhoto
  • Fotografia
    ISA/Rodriguez
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 03
Martim Nunes e Erica Máximo são os novos campeões nacionais Sub-20
julho 02
Declaração de Lisboa aprovada no fecho da Conferência dos Oceanos
julho 01
Subida da temperatura e diminuição da intensidade do vento no fim de semana
julho 01
Conferência dos Oceanos encerra esta sexta-feira com adoção da Declaração de Lisboa
julho 01
Biodiversidade vai ser afetada com a mineração do mar profundo
junho 30
Maya Gabeira é Campeã para o Oceano e a Juventude da UNESCO
junho 30
Revelados os competidores do Softboard Heroes 2022