Homepage

  • Sete jovens surpresas das rondas iniciais em El Salvador
    31 maio 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    ISA/Rodriguez
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Prova já está a caminho da ronda 3 do quadro principal e a postos para o arranque das repescagens.
  • Foi no passado sábado que arrancou o Mundial Junior ISA, em El Salvador, com centenas de surfistas oriundos de 45 países a mostrarem-se como o futuro do surf mundial, enquanto lutam pelas medalhas em disputa, tanto a nível individual como coletivo. Após muitos e muitos heats em duplo palanque, nos picos de El Sunzal e La Bocana, as primeiras rondas do quadro principal estão terminadas e com várias surpresas pelo meio.

    Após dois longos dias de ação, há já vários nomes que entraram como candidatos que caíram para as repescagens, enquanto nomes vindos de paragens mais “exóticas” do surf mundial continuam firmes no quadro principal e a surpreender tudo e todos. Todos eles a aproveitarem da melhor forma a montra deste evento e a confirmarem o propósito que este sempre teve, de levar o surf aos quatro cantos do Mundo.

    Eis sete surpresas das primeiras rondas e dos primeiros dias de ação em El Salvador:

    - Kai Gale Grani e Teo Gale Grani (Panamá) Sub-18 masculinos e Sub-16 masculinos; Têm 17 e 16 anos respetivamente e apesar de virem de uma nação sem muito histórico em termos de resultados no surf mundial, estão a surpreender neste Mundial, estando ambos ainda em prova na ronda 3 dos respetivos quadros principais, conseguindo sempre scores seguros quando entram na água. Nasceram em Bocas del Toro, mas em 2017 mudaram-se para a Costa Rica. Filhos de mãe italiana e pai argentino são presenças constantes nas ondas do Havai ou Indonésia, o que explica de alguma forma o andamento que têm em relação aos demais compatriotas.

    - Lisa Boos (Alemanha) Sub-18 femininos; Tem 17 anos e, apesar de a Alemanha surgir com cada vez mais surfistas talentos, este é um daqueles nomes com o qual nunca nos tínhamos cruzado. No currículo tem apenas uma tímida participação num QS no ano passado, em Anglet, e reside atualmente na Califórnia, o que explica esse afastamento da realidade do surf europeu. Em El Salvador deu nas vistas após superar o seu heat da ronda 2, onde atirou para as repescagens “rivais” europeias, mais concretamente a francesa Nahia Milhau e a espanhola e grande favorita Lucia Machado.

    - Genesis Borja (Equador) Sub-18 femininos; Na mesma categoria vimos uma surpreendente surfista equatoriana de 17 anos a vencer a bateria 7 da ronda 2 com um score de 14,24 pontos, acrescendo ainda o facto de ter deixado na segunda posição e a longa distância a norte-americana Zoe Benedetto. Na ronda inaugural já tinha saído vencedora, mesmo tendo na sua bateria duas surfistas sul-africanas. Um bom começo desta jovem praticamente desconhecida, vinda de Engabao.

    - Zukas Loining (Noruega) Sub-16 masculinos; Tem apenas 15 anos e já venceu duas baterias rumo à ronda 3 do quadro principal da respetiva categoria. Na primeira ronda atirou para as repescagens um francês e na ronda 2 um brasileiro. Uma verdadeira revelação, cujo talento é explicado pelo facto de não vir diretamente do país dos Fiordes, mas, sim, da Gold Coast australiana.

    - Ido Hajaj (Israel) Sub-16 masculinos; Os israelitas já começam a ser uma presença constante, sobretudo nos campeonatos disputados na Europa. Mas em El Salvador, Ido Hajaj tem sido o maior destaque entre eles. Tem 16 anos e vem de Netanya, sendo um dos “frutos” do campeonato da WSL que se disputa na praia de Kontichi há vários anos. Em El Salvador está a dar-se bem e já está na ronda 3, após somar dois triunfos, o último dos quais com sólidos 13,43 pontos.

    - Miamar Soto Perez (Porto Rico) Sub-16 femininos; Tem apenas 14 anos mas é o grande destaque porto-riquenho neste Mundial. Ajudou a deixar uma surfista espanhola pelo caminho logo na ronda inaugural da sua categoria e na ronda 2 esteve novamente em destaque. É campeã Sub-16 e Sub-18 do seu país e promete continuar a dar nas vistas em El Salvador.

    - Shuhan Jin (China) Sub-18 femininos; Uma das grandes novidades deste campeonato foi a China surgir com equipa completa. E como se isso não bastasse, com praticamente todos os surfistas a terem entradas fortes na ronda inaugural das respetivas categorias. Escudados num profundo desconhecimento por parte do surf mundial, os chineses colocaram três surfistas na ronda 2. Nenhum passou para a ronda 3, mas não deixa de ser uma grande evolução para o surf chinês. Esta jovem de apenas 13 anos conseguiu mesmo sair vencedora na ronda inaugural e estando a competir somente na categoria Sub-18. Não se admirem que os chineses tenham uma palavra a dizer no futuro do surf mundial…

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Mundial Junior ISA
  • El Salvador
  • Fotografia
    ISA/Rodriguez
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar
dezembro 06
Quinta-feira de chuva: três distritos sob aviso laranja
dezembro 06
Última década foi a mais quente já registada
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
dezembro 05
Campeões consagrados no circuito ASCC Super Groms 2023