Homepage
- Esta é a primeira vitória do jovem bodyboarder português no Mundial de Bodyboard.
-
-
Chegou ao fim este domingo o Antofagasta Bodyboard Festival e com motivos de felicidade para o bodyboard português. Na onda de La Cupula, Joel Rodrigues fez história ao vencer a prova destinada à categoria Júnior.
Neste dia das finais, Joel rematou com chave de ouro o imaculado percurso que trilhou em Playa Llacolén rumo à primeira vitória da carreira no circuito mundial. Primeiro, nas meias-finais, o vice-campeão mundial Júnior de 2020 derrotou Nahuel Benavides com um score combinado de 14,50 pts face aos 12,40 pts do oponente.
Depois, no heat de todas as decisões, Joel Rodrigues mediu forças com Guilherme Montenegro de 12 anos. O prodigioso bodyboarder brasileiro ofereceu excelente réplica, mas já dentro dos 10 minutos finais, Joel encontrou uma onda que valeu 7,75 pts e saltou para o primeiro posto. A partir desse momento, não saiu mais do comando até ao toque da buzina. Para a história, fica o agregado de 13,25 pts contra os 11,75 pts de Gui.
"Consegui cumprir o meu objetivo. Estou super feliz. A final foi muito difícil, pois teve poucas ondas. Foi o heat mais difícil que fiz nesta competição, mas consegui dar a volta. A estratégia foi muito importante. Consegui tirar a prioridade ao Guilherme, nessa altura entrou a maior onda do heat e fiz um bom score. A próxima etapa em que vou entrar é em Sintra e o objetivo é sempre o mesmo: tentar vencer", disse Joel Rodrigues aos microfones da International Bodyboarding Corporation (IBC).
Depois do vice-campeonato a abrir a temporada em Lurin, no Peru, o terceiro posto obtido em Marcona e o quinto lugar alcançado em Iquique, Joel Rodrigues chega finalmente ao lugar mais alto do pódio. Um resultado importante na batalha pelo título mundial.
Para essas contas valem o melhor resultado ao longo de oito etapas + o desempenho obtido no Frontón, palco da nona e última etapa do ano. Com o triunfo agora assegurado, Joel já sabe que vai chegar à emblemática onda canária com a pontuação máxima. Depois, será crucial o resultado que ali seja obtido. Precisamente no mesmo spot onde o ano passado acariciou o título mundial da categoria Júnior, sendo vice-campeão.
Para além do triunfo português, o 11º e último dia de Antofagasta Bodyboard Festival também consagrou as campeãs das divisões Open e Júnior.
Entre as seniores, houve duelo entre antigas campeãs mundiais. A canária Alexandra Rinder acabou por superiorizar-se à brasileira Isabela Sousa. Já na categoria Júnior, tivemos a filha da lendária Neymara Carvalho, Luna Hardman, a bater Isabelli Nunes, naquela que foi uma final 100% brasileira. Curiosamente, esta foi a terceira vez consecutiva que estas duas bodyboarders encontraram-se na final em 2022. Pela segunda ocasião seguida, Luna venceu Isabelli.
Recorde-se que nos dias anteriores, já os havaianos Tanner McDaniel e Dave Hubbard haviam triunfado em Antofagasta ao serem os mais fortes no Open masculino e dropknee, respetivamente.
Terminada a perna chilena do Mundial de Bodyboard de 2022, que foi composta por três campeonatos, o circuito vai continuar pela América do Sul, seguindo agora rumo ao Brasil. O Itacoatiara Bodyboard Pro tem o período de espera entre os dias 6 e 16 de junho. Este é um campeonato destinado apenas à divisão Open masculino.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaIBC World Tour
-
FonteRedação
