Homepage
- A representação lusa em Playa Bellavista ficou reduzida a dois bodyboarders.
-
-
Na passada quarta-feira, o Iquique Bodyboard Pro viveu aquele que, até ao momento, foi o dia mais longo de competição desta prova a contar para o circuito mundial de bodyboard de 2022.
Uma verdadeira maratona na qual foram realizados 26 heats, com especial destaque para o Open masculino, que teve três rondas na água. Os setores feminino e júnior masculino também estiveram em ação.
Em termos de representação portuguesa, dois bodyboarders deram um passo em frente em Playa Bellavista, no Chile, num dia em que foi registada uma eliminação. Começando pelas senhoras, Joana Schenker e Teresa Padrela tiveram sortes distintas na ronda de repescagem da prova feminina.
Ambas competiram no primeiro heat da ronda de repescagem, mas só Schenker conseguiu carimbar o passaporte para a fase seguinte da prova, a ronda 6. Com o score combinado de 10,65 pts, a antiga campeã mundial foi segunda colocada numa bateria conquistada pela brasileira Maylla Venturin (12,15 pts). Já Teresa Padrela não foi além do terceiro posto (9,75 pts) e desta forma deu por terminada a sua prestação neste Iquique Bodyboard Pro, prova que abre a temporada para o Open feminino.
Um desfecho inglório para a atual campeã nacional Open, pois na ronda anterior esteve em posição de apuramento direto para a ronda 6 até 30 segundos do fim, mas um rollo da chilena Paloma Freyggang tudo mudou.
Precisamente Paloma será uma das próximas adversárias de Joana Schenker. Inserida no segundo heat da ronda 6, Joana também vai medir forças com a brasileira Francis Aoto, que já encontrou na ronda 4.
Por sua vez, Joel Rodrigues, que no dia anterior havia sido eliminado da prova Open, entrou a todo o gás na competição destinada aos atletas juniores. O vice-campeão mundial Júnior de 2021 venceu o seu heat com o score combinado de 12,85 pts e a melhor nota a entrar no patamar da excelência (8,00 pts). Desta forma, Joel garantiu a qualificação direta para a ronda 6. Aí, terá Fabio Savedra e Matias Trenfo como rivais.
Nota ainda para o Open masculino, neste que foi um dia marcado desde logo pela eliminação do lendário Mike Stewart na ronda 4. Stewart fez um score combinado de 10,45 pts e ficou no quarto e último posto do seu compromisso. Ainda assim e como é natural voltou a atrair todos os holofotes em Playa Bellavista, numa altura em que está a menos de uma semana de completar 59 primaveras. Quem também não evitou a eliminação de primeira foi o oito vezes campeão do mundo de dropknee, Dave Hubbard.
Na ronda 6, aquela em que entraram em ação os tops mundiais, houve a primeira nota 10 do campeonato logo no primeiro heat, cortesia do chileno Alan Munoz, mas também bastantes surpresas.
O atual campeão do mundo, Tristan Roberts, bem como Tanner McDaniel, Jeff Hubbard, Iain Campbell e Maxime Castillo foram atirados para a ronda de repescagem. Quem não se deixou surpreender foi Pierre-Louis Costes, que estreou-se em Iquique com um vitória, assim como Uri Valadão, que vem de um resultado discreto em Arica.
Quem não vestiu a licra de competição foi Amaury Lavernhe. Depois de estrondoso triunfo obtido em Arica, Amaury não viajou até Iquique. Através das redes sociais, o experiente bodyboarder francês explicou o motivo desta ausência..
"Vencer o Arica Cultura Bodyboard alterou um pouco os meus planos, mas continuo a não ter vida para estar totalmente focado no circuito mundial. Uma vez que sou pai, não há nada mais importante do que testemunhar o crescimento dos meus filhos. Este ano, o meu principal foco passa por encontrar um equilíbrio entre todas estas coisas que fazem parte da minha vida", confidenciou o campeão mundial em 2010 e 2014. Fica a promessa do regresso na próxima etapa, em Antofagasta, naquele que será o terceiro e último campeonato da perna chilena.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCNBB CA/Hélio António
-
FonteRedação
