Homepage

  • Começa a funcionar em julho no Alqueva o maior parque solar flutuante da Europa numa barragem hidroelétrica
    11 maio 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    EDP
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A nova instalação tem o tamanho equivalente a quatro campos de futebol e vai fornecer energia elétrica a 1500 famílias.
  • É já a partir do mês de julho que vai começar a funcionar em Portugal, mais concretamente na albufeira do Alqueva, aquele que será o maior parque solar flutuante da Europa numa barragem hidroelétrica, tendo o tamanho equivalente a quatro campos de futebol.

    Dois rebocadores transportaram um conjunto de 12 mil painéis solares flutuantes até ao local onde tudo irá começar a funcionar em breve. Este parque solar vai fornecer energia elétrica a 1500 famílias, número que equivale a um terço das necessidades das povoações de Moura e Portel, que são vizinhas da albufeira do Alqueva.

    Diz a agência noticiosa Reuters que os painéis solares da albufeira irão produzir 7,5 gigawatt-hora (GWh) de eletricidade ao fim de um ano, que vão ser complementados por baterias de lítio com capacidade para armazenar dois GWh. A central terá uma capacidade instalada de cinco megawatts. 

    A vantagem deste sistema está desde logo no facto de não ser necessário utilizar um terreno para a sua instalação. Ao mesmo tempo, os painéis solares têm capacidade para facilmente conectarem-se com a rede elétrica existente naquela latitude.

    A instalação é da responsabilidade da EDP, marca que possui planos expansionistas em relação ao projeto. No passado mês de abril, a companhia elétrica garantiu o direito à construção de um segundo parque solar flutuante, com capacidade instalada de 70 megawatts.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • EDP
  • Energia elétrica
  • alqueva
  • Barragem
  • Parque solar
  • Eletricidade
  • Fotografia
    EDP
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 22
Eddie Aikau versão 2023/2024 já tem período de espera definido
setembro 22
Joana Schenker nas meias-finais do Walker Bay Pro
setembro 22
Domingo há ação de limpeza da Praia de Algés
setembro 22
Outono chega com sol e subida da temperatura
setembro 20
Joana Schenker já está nos quartos-de-final do Walker Bay Pro
setembro 18
Portugal recebe 7º edição da Global Wave Conference
setembro 21
Viana do Castelo acolhe conferência anual da World Surf Cities Network