Homepage
- A nova instalação tem o tamanho equivalente a quatro campos de futebol e vai fornecer energia elétrica a 1500 famílias.
-
-
É já a partir do mês de julho que vai começar a funcionar em Portugal, mais concretamente na albufeira do Alqueva, aquele que será o maior parque solar flutuante da Europa numa barragem hidroelétrica, tendo o tamanho equivalente a quatro campos de futebol.
Dois rebocadores transportaram um conjunto de 12 mil painéis solares flutuantes até ao local onde tudo irá começar a funcionar em breve. Este parque solar vai fornecer energia elétrica a 1500 famílias, número que equivale a um terço das necessidades das povoações de Moura e Portel, que são vizinhas da albufeira do Alqueva.
Diz a agência noticiosa Reuters que os painéis solares da albufeira irão produzir 7,5 gigawatt-hora (GWh) de eletricidade ao fim de um ano, que vão ser complementados por baterias de lítio com capacidade para armazenar dois GWh. A central terá uma capacidade instalada de cinco megawatts.
A vantagem deste sistema está desde logo no facto de não ser necessário utilizar um terreno para a sua instalação. Ao mesmo tempo, os painéis solares têm capacidade para facilmente conectarem-se com a rede elétrica existente naquela latitude.
A instalação é da responsabilidade da EDP, marca que possui planos expansionistas em relação ao projeto. No passado mês de abril, a companhia elétrica garantiu o direito à construção de um segundo parque solar flutuante, com capacidade instalada de 70 megawatts.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaEDP
-
FonteRedação
