Homepage

  • João Dantas, Raquel Bento e Frederico Carrilho foram os vencedores do Lufi Longboard Festival 2022 presented by Corona.
  • A Praia do Marcelino, na Costa de Caparica, recebeu no passado fim de semana a primeira etapa do Circuito Nacional de Longboard de 2022, o Lufi Longboard Festival 2022 presented by Corona, nesta que foi uma organização da Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC) em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf (FPS). 

    A etapa da Costa assinalou o regresso do Nacional ao formato de circuito, depois de nos últimos dois anos ter sido disputado em formato de etapa única, por causa do contexto pandémico.

    Depois de dois dias de competição, João Dantas (Open), Raquel Bento (Feminino) e Frederico Carrilho (Sub-18) foram os campeões de um evento no qual os melhores longboarders nacionais deram espetáculo, pelo que foram várias as notas na casa da excelência. 

    Na final da categoria Open, assistiu-se a um duelo de gerações com o atual campeão nacional João Dantas a sair vitorioso, depois de reagir às investidas do seu irmão mais novo, António Dantas. O nível da final foi bastante alto. Os quatro finalistas terminaram com um score combinado superior a 12,00 pontos. João Dantas venceu com 18,07 pontos de agregado, que meteu ao barulho um 9,37 pts. António foi o vice-campeão com 16,57 pts. Seguiram-se Frederico Carrilho (12,37 pts) e Bruno Grandela (12,17 pts). 

    “É muito bom ter o circuito nacional de volta e temos de agradecer à FPS pelo esforço em reunir as condições para estarmos aqui”, começou por dizer João Dantas. “O campeonato foi top, com boas condições para os atletas competirem nos dois dias, as ondas estiveram com qualidade e a organização da ASCC foi boa. Tivemos alto nível de surf com os mais novos como o meu irmão e o Frederico a mostrarem que o longboard está a evoluir e a crescer. A final foi bastante disputada. Sabia que não podia vacilar. A minha maior experiência em relação ao meu irmão acabou por fazer diferença e aquela onda com o hang ten a passar aquela secção combinando com os hang fives acabou por ser decisiva. Daqui a duas semanas vou estar a competir na primeira etapa do circuito mundial em Sidney, na Austrália. Estou muito motivado para representar Portugal da melhor forma”, finalizou.

    Entre as senhoras, a final foi dominada na totalidade pela local Raquel Bento, que mostrou sintonia com as boas ondas tendo numa esquerda feito uma conjugação de hang five,  que lhe valeu a nota de 8,00 pts. A esta pontuação juntou um back-up de 6,83 pts, o que permitiu vencer a final com o score combinado de 14,83 pts. Aurora Dantas e Francisca Taron ocuparam a segunda e terceira posições, respetivamente. 

    De salientar que Raquel Bento, filha da lenda viva do longboard nacional, Luís 'Lufi' Bento, e um dos patrocinadores do evento, competiu igualmente na categoria masculina onde chegou aos quartos-de-final.

    “É sempre bom poder competir numa prova nacional de longboard em casa porque sinto-me mais à vontade”, afirmou a vencedora. “No sábado estavam altas ondas, mas no dia das finais o vento estragou um bocadinho o mar. Contudo, toda a gente se divertiu. A minha estratégia na final não foi a melhor, uma vez que gostava de ter conseguido surfar mais. Além da vitória, também fiquei contente por ter chegado aos quartos-de-final em Open. Na próxima etapa, no Porto, quero chegar à final nesta categoria e no feminino é defender esta vitória. A nível internacional, este ano vou competir em Inglaterra e no Porto para tentar qualificar-me para o circuito mundial do próximo ano”, revelou.

    Por último, o local Frederico Carrilho gritou vitória na categoria Sub-18. Frederico destacou-se com a melhor onda da bateria decisiva com 8,17 pts a que juntou um 6,27 pts, finalizando com o score combinado de 14,44 pontos. O segundo posto ficou para Francisco Freitas ao passo que Tomás Bugallo foi terceiro. Daniel Hoeger alcançou a quarta posição.

    “Foquei-me em apanhar primeiro duas ondas para ter boas notas. Depois de fazer uma primeira forte fiquei mais descontraído e tranquilo à espera de uma boa segunda onda. No sábado, tivemos alto show de surf com altas ondas. O conhecimento local desta onda dá-me alguma vantagem, mas o pessoal está a surfar muito bem. O longboard português está cada vez a evoluir mais e isso é motivante. Este ano é para ganhar experiência, ir a mais campeonatos e competir no circuito europeu”, explicou Frederico Carrilho.

    Durante o fim-de-semana, houve ainda tempo para a Expression Session powered by Lufi, conquistada por Frederico Carrilho, e uma competição por equipas vencida pela equipa amarela da qual faziam parte António Dantas, José Mestre, Francisca Taron e Aurora Dantas.

    Depois deste grandioso arranque de época na Costa de Caparica, a segunda etapa do Nacional de Longboard de 2022 realiza-se já no próximo fim de semana (7 e 8 de maio), no Porto. 

    Resultados: 

    Open

    1º João Dantas 18,07 pts
    2º António Dantas 16,57 pts
    3º Frederico Carrilho 12,37 pts
    4º Bruno Grandela 12,17 pts

    Feminino

    1ª Raquel Bento 14,83 pts
    2ª Aurora Dantas 4,87 pts
    3ª Francisca Taron 2,70 pts

    Sub-18

    1º Frederico Carrilho 14,44 pts
    2º Francisco Freitas 12,07 pts
    3º Tomás Bugallo 6,27 pts
    4º Daniel Hoeger 3,10 pts

     

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • longboard
  • Competição
  • ascc
  • Circuito Nacional de Longboard
  • João Dantas
  • António Dantas
  • Raquel Bento
  • Frederico Carrilho
  • Costa de Caparica
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Associação de Surf da Costa de Caparica
  • Lufi Longboard Festival 2022 presented by Corona
  • Fotografia
    ASCC/Caparica Waves
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 28
Surfrider Foundation Europe promove limpeza da foz do rio Trancão na quinta-feira
junho 28
Campeões do III São Vicente SUP Challenge coroados em Ponta Delgada
junho 28
Teresa Bonvalot fez o pleno de conquistas nos Açores
junho 28
Projeto 'Surf & Rescue' prestes a estrear-se em Viana do Castelo
junho 27
Frederico Morais fala em 'toque especial' na vitória nos Açores
junho 28
António Costa promete 30% das áreas marinhas nacionais classificadas até 2030
junho 28
Heats revelados para a etapa final do Junior Tour