Homepage
- É a sétima edição deste evento de desportos de ondas.
-
-
É já este fim de semana que arranca a sétima edição da Porto & Matosinhos Wave Series, que volta a ter organização da Onda Pura Surf Center, com a colaboração das autarquias do Porto e de Matosinhos.
De abril a outubro estão previstos vários eventos, sendo que tudo vai começar com a etapa do Circuito Regional de Surf do Norte de 2022 para as seguintes categorias: Sub-14, Sub-16 e Sub-18. As inscrições para esta prova estão abertas e podem ser efetuadas no sítio oficial de internet da Federação Portuguesa de Surf (FPS) até às 23h59 desta quarta-feira, dia 6 de março.
Este ano, na Porto & Matosinhos Wave Series, as camadas de formação do surf português vão merecer uma atenção especial. Por isso do cartaz fazem igualmente parte as etapas do Circuito Nacional de Surf Pro Júnior e do conceituado Rip Curl GromSearch. Também a Liga MEO Surf e o Campeonato Nacional de Longboard estão inseridos no cartaz. No caso do Pro Júnior e do Nacional de Longboard, as respetivas temporadas vão começar neste evento de desportos de ondas.
“Agora que conseguimos voltar a uma quase normalidade, estamos muito orgulhosos desta sétima edição da Porto & Matosinhos Wave Series e do seu cartaz. Mais uma vez, as duas câmaras municipais uniram-se a nós com o propósito comum de promover os desportos de ondas e a costa norte como destino de surf de eleição”, salienta Marcelo Martins, responsável pela organização do evento. “Queremos motivar os mais jovens e incentivar o nascimento de novos talentos do surf”, acrescenta.
Paralelamente à componente competitiva, o cartaz da Porto & Matosinhos Wave Series contempla ainda a realização de dois eventos na área da responsabilidade social: o 'Surf para Todos' e o 'Para Surf'. O primeiro dedicado a jovens em risco apoiados por instituições de solidariedade social, enquanto o segundo é destinado a jovens portadores de deficiência.
“O surf tem um importante papel como fator de inclusão social, na medida em que nas ondas e no mar todos são iguais e todos são felizes. Nas crianças e jovens portadores de deficiência, o surf tem sido adotado como terapia coadjuvante de desenvolvimento. Quer físico, quer psíquico, com grande sucesso. O 'Surf para Todos' e o 'Para Surfing' são o culminar do trabalho que é desenvolvido por nós e pelas instituições nesta área ao longo do ano”, conclui Marcelo Martins.
Segundo Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, os "desportos de deslize são, mais do que um desporto, um autêntico estilo de vida que tem contagiado o meio urbano da costa de Matosinhos. Embora seja difícil mensurar um estilo de vida, um estudo recente avalia em aproximadamente 10 milhões de euros o contributo destes desportos para a economia, o que justifica uma aposta assertiva e continuada numa iniciativa que não esquece a integração social e o acesso deste desporto aos mais jovens”.
Por sua vez, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, diz que a "notoriedade dos desportos de ondas está, ano após ano, numa curva ascendente, sempre associada a um estilo de vida que valoriza o lazer, a saúde, a inclusão e a sustentabilidade ambiental. São, também por isso, modalidades com um grande poder de atração das camadas mais jovens e não há maior garantia de crescimento do que essa. Faz, portanto, todo o sentido seguirmos esta onda e continuarmos a promover a frente atlântica como destino de eleição para o setor, tanto a nível nacional como internacional”.
Calendário:
9 e 10 de abril - Circuito de Surf do Norte
23 a 25 de abril - Liga MEO Surf
30 de abril a 1 de maio - Pro Júnior
7 e 8 de maio - Campeonato Nacional de Longboard
18 e 19 de junho - Rip Curl GromSearch
28 de setembro - Surf para Todos
30 de setembro - Para Surfing
1 e 2 de outubro - Grom CupPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaTó Mané
-
FonteRedação
