Homepage
- A temperatura média durante os meses de verão em 2021 situou-se um 1ºC acima da média dos anos entre 1991 e 2020.
-
-
Na passada sexta-feira, o sistema de observação Copérnico anunciou que o verão passado na Europa foi o mais quente de sempre.
No relatório Estado do Clima Europeu, o serviço de alterações climáticas da rede Copérnico salienta que 2021 foi um ano de contrastes, com uma onda de calor "intensa e prolongada" na região do Mediterrâneo nos meses de julho e agosto, ao mesmo tempo que Alemanha e Bélgica estavam a braços com recordes de precipitação em meados de julho.
A temperatura média durante os meses de verão em 2021 situou-se um 1ºC acima da média dos anos entre 1991 e 2020, mas feitas as contas ao ano inteiro, não esteve entre os 10 anos mais quentes de sempre na Europa, com 0,2ºC acima da média 1991-2000.
Sobre o mar, no entanto, as temperaturas à superfície no Báltico e no Mediterrâneo oriental foram as mais altas desde 1993, chegando aos 5ºC acima da média em algumas partes do mar Báltico.
"Há um aumento global claro" das temperaturas em terra e no mar quando se compara com a era pré-industrial, medido entre 1,1 a 1,2ºC a nível global e atingindo 2,2ºC no caso do continente europeu e 3,3ºC sobre o Ártico, salienta o Copérnico.
Sobre a região ártica, os satélites Copérnico detetaram que as emissões de dióxido de carbono provocadas por fogos florestais foram as quartas mais elevadas desde 2003 - num total de 16 milhões de toneladas -, provenientes da Sibéria oriental e que o gelo marinho ocupou a 12.ª extensão mais reduzida desde 1979, ano em que começaram os registos.
"Em 2021, assistiu-se a temperaturas muito mais frescas do que os extremos de 2020", nota o Copérnico, ressalvando que os glaciares continuaram a perder massa, quer na Gronelândia quer na Antártida.
Persiste ainda a subida dos níveis de água do mar, com um aumento médio desde 1993 entre 3,2 milímetros a nível global e 4,4 milímetros na Europa.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
