Homepage
- Situação contrasta com os atuais 30 dias e vai mexer e muitos com a “carteira” dos surfistas…
-
-
A partir de um futuro bem próximo os turistas que planeiem passar férias na famosa ilha de Oahu, no Havai, meca do surf mundial, vão de ter em conta uma alteração na lei que promete trazer alguns entreves à estadia no local. Os alugueres de alojamento a curto prazo vão passar a ter uma obrigatoriedade de um mínimo de 90 dias.
Estas é uma lei que foi aprovada pelo City Council de Honolulu e que deverá ser assinada e oficializada brevemente. Atualmente o limite mínimo para estas estadias com aluguer de alojamento em zonas residenciais é de 30 dias. Mas esse período mínimo vai triplicar.
Uma medida que promete afetar todo o tipo de turistas, mas sobretudo os surfistas. Tanto aqueles que procuram apenas apanhar as ondas da sua vida durante o inverno havaiano, como os competidores de todo o Mundo que têm algumas das provas mais importantes do calendário mundial entre novembro e janeiro.
Esta lei aplica-se apenas a zonas residenciais e ao aluguer de alojamento a curto prazo. Quem preferir permanecer em zonas de resorts ou hotéis não fica abrangido por este limite mínimo de permanência de 90 dias. Não é que não seja uma boa ideia passar três meses do inverno havaiano no North Shore de Oahu. No entanto, é algo que será bem dispendioso, tendo em conta o custo de vida local.
Esta lei surgiu após um desentendimento entre a população local e as entidades competentes, com muitos a reclamarem o facto de estes alugueres a curto prazo estarem a encarecer o preço da habitação para os habitantes locais. Um pouco ao estilo do que se passa pelos dias de hoje em Lisboa.
A nova lei poderá demorar até 180 dias a entrar em vigor, o que irá apanhar já a próxima temporada de inverno havaiana. Algo que deverá obrigar a WSL, por exemplo, a procurar soluções para os mais de 100 surfistas das Challenger Series que vão definir os acessos ao WCT em dezembro próximo.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL
-
FonteRedação
